Pesquisar

Palhaços em Circula-Ação leva Arte e Inclusão a Oito Cidades Gaúchas

Por: Portal Serra e Litoral

Projeto da Cia. de Teatro Entre Linhas foi selecionado no Edital SEDAC nº 26/2024 PNAB RS – Artes Cênicas e foca no encanto da palhaçaria para promover cultura e acessibilidade.

Roteiro teve início em território quilombola de Maquiné.

Palhaços em Circula-Ação é o novo projeto da Cia. de Teatro Entre Linhas, de Novo Hamburgo (RS).

Somando inclusão à arte e ao encanto da palhaçaria, a iniciativa levará teatro, oficinas e bate-papos a oito cidades do Rio Grande do Sul.

O roteiro começou nesta semana, na comunidade quilombola de Morro Alto, em Maquiné, município junto ao Litoral Norte Gaúcho.

“É um projeto artístico pensado para alcançar comunidades que passaram ou enfrentam alguma situação de vulnerabilidade, promovendo alegria e cultura a públicos de todas as idades e capacitação a pessoas interessadas em aprender sobre projetos culturais, iluminação e palhaçaria. Além disso, teremos inclusão e acessibilidade em toda a execução do trabalho, falando sobre audiodescrição e capacitismo”, relata a atriz Alice Ribeiro, diretora da Entre Linhas.

Alice pesquisa o teatro protagonizado por palhaços desde 2016. “É um formato leve, divertido e que permite muitas interações com a plateia, criando rapidamente uma conexão entre o artista e o público”, analisa. Por isso a escolha da palhaçaria como tema central do projeto. “Através dessa arte tão mágica queremos tocar as pessoas de regiões que foram afetadas por tragédias, como a enchente de 2024, ou que residem em pequenas cidades onde as oportunidades de receber uma iniciativa como esta são bem mais limitadas”, explica.

O Palhaços em Circula-Ação foi selecionado no Edital SEDAC nº 26/2024 PNAB RS – Artes Cênicas e conta com apoio do Pró-Cultura, do Governo do Rio Grande do Sul e do Ministério da Cultura – Governo Federal, numa realização da Cia. de Teatro Entre Linhas.

Ao todo, o projeto envolve 27 atividades gratuitas para públicos de todas as idades, com 10 apresentações de três espetáculos teatrais, 10 bate-papos com o público após as encenações, cinco oficinas (de projetos culturais e iluminação cênica, com Nara Maia e Alice Ribeiro, e de palhaçaria, com Alice Ribeiro), roda de conversa com Letícia Schwartz sobre audiodescrição para teatro, e roda de conversa com Lucimara Alves sobre capacitismo.

 

PRIMEIRA PARADA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA – Ao definir as atividades do projeto, Alice convidou outros artistas para integrar a trupe. Em Maquiné, a peça teatral apresentada foi “Duí e a cristalinda”, com Luiz Woleck – um espetáculo com um palhaço nada comum, que leva ao palco sua maleta mágica e utiliza diferentes técnicas circenses, como manipulações, ilusões e muita palhaçada. A montagem foi apresentada nesta segunda e terça (21 e 22/7), na Escola Estadual Quilombola Ensino Médio Santa Teresinha, a primeira escola quilombola do estado.

Nos mesmos dias, Alice realizou duas edições da oficina “Descubra seu palhaço” para alunos do ensino fundamental e médio da Escola Santa Teresinha.

Para as próximas cidades, estão programados os espetáculos “Todo Lugar é um Circo”, da Cia. Circo Nós, mesclando o circo-teatro com a arte de rua e estrelado por Marcio Fulber e Daniela Bueno; e a montagem “Junto”, com Alice Ribeiro interpretando a palhaça Ôtro Mundo em sua caminhada para explorar a alegria de viver, utilizando elementos do teatro de animação e da palhaçaria. “A estreia do projeto foi muito especial, contemplando uma comunidade quilombola que se orgulha de suas raízes, valoriza sua cultura e interagiu muito bem com o que tínhamos para oferecer, nos dando em troca conhecimento e respeito”, comemora Alice.

palhacos em circulacao turmas Foto de Jessica Ullmann

 

ROTEIRO PELO ESTADO – As outras cidades a serem visitadas são Faxinal do Soturno, Nova Palma e Restinga Sêca, bastante atingidas pelas enchentes de maio de 2024 e localizadas na região central do estado; Chuvisca e Dom Feliciano, pequenos municípios na Metade Sul com índice de desenvolvimento entre os mais baixos do RS, conforme dados da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul); Sapiranga, onde haverá ênfase para deficientes auditivos com atividades na Escola Bilíngue para Surdos São Matheus; e Novo Hamburgo, no bairro Lomba Grande, que também sofreu com as cheias do ano passado.

“O projeto tem inclusão em vários aspectos: ao abrir espaço para outros artistas, ao priorizar regiões menos atendidas por iniciativas culturais, ao levar os temas da acessibilidade e do capacitismo para as cidades visitadas, ao oferecer Libras nas atividades e ao difundir a importância de envolver todas as pessoas em qualquer tipo de ação”, enumera a diretora da Entre Linhas.

 

HISTÓRICO – A Cia de Teatro Entre Linhas pesquisa e desenvolve projetos de teatro em vários formatos, com diversos espetáculos no currículo, além de participações em festivais, oficinas e workshops, no Brasil e exterior.

Sua diretora, Alice Ribeiro, atua desde 1986 como atriz, produtora, diretora e pesquisadora de técnicas teatrais.

Mais informações podem ser obtidas pelo @entrelinhasnh no Instagram ou pelo telefone e whatsapp (51) 99998 3388.

 

Fonte: Jornalista Adriane Costa

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage