Pacata, praia de Arroio Seco, em Arroio do Sal, é refúgio de tranquilidade no Litoral Norte

Iisolamento, para os poucos que vão a este local, representa liberdade, e desde já há um contraste marcante com outras praias não tão distantes | Foto: Guilherme Almeida / CP

Apesar de tranquila, região tem deficiência de guarda-vidas, afirma Prefeitura.

A praia do Arroio Seco, em Arroio do Sal, possui somente um acesso, via rodovia Interpraias, que corta grande parte do litoral norte.

A pacata orla deste balneário é pouco frequentada pelos veranistas, que veem neste aspecto um importante trunfo.

O isolamento, para os poucos que vão a este local, representa liberdade, e desde já há um contraste marcante com outras praias não tão distantes, porém muito mais apinhadas de pessoas, como Torres ou mesmo o perímetro urbano de Arroio do Sal.

Os guarda-vidas que trabalham na guarita 23, que fica nesta praia, afirmam que há certo trabalho no local, mesmo com o pouco fluxo de banhistas, e nada indica, por ora, que isto deva mudar em um futuro próximo.

Nas casas de Arroio Seco, Praia Azul e Balneário Atlântico, praias que ficam uma ao lado da outra, o movimento de pessoas é moderado, e nas ruas, a sensação é de falta de infraestrutura.

Predominantemente residencial, a região conta com poucos mercados e serviços em geral.

GPA-7317-1 Pacata, praia de Arroio Seco, em Arroio do Sal, é refúgio de tranquilidade no Litoral Norte
Arroio Seco: refúgio de tranquilidade no Litoral Norte | Foto: Guilherme Almeida / CP

Moradores de Porto Alegre, a veterinária Sabrina Moriggi, natural do Rio de Janeiro, além dos primos Diego Mengue, engenheiro ambiental, e Leandro Fiabante, transportador, veraneiam há mais de 15 anos no Arroio Seco e, enquanto puderem, não trocarão de praia.

Na tarde deste sábado, eles estavam juntos de Isadora, 10 anos, também parente. “Aqui é muito tranquilo e pacato. É verdade que faltam alguns estabelecimentos, a exemplo de quiosques, porém a tranquilidade compensa”, comentou Mengue. “Não tem caixas de som ou pessoas fazendo bagunça”, completou Fiabante.

Para o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst, houve um recapeamento recente da Interpraias, facilitando o fluxo de motoristas aos balneários como estes. “Agora está em perfeitas condições. Acredito que as pessoas optam por estes locais pela tranquilidade mesmo.

E acho que a maior deficiência mesmo é a falta de efetivo dos guarda-vidas, algo que batalhamos há bastante tempo. A próxima guarita é no centro de Arroio do Sal, a uns três quuilômetros.

O Arroio Seco é muito especial e dentro do possível, estamos proporcionando uma estrutura adequada”, afirmou ele.

GPA-7310 Pacata, praia de Arroio Seco, em Arroio do Sal, é refúgio de tranquilidade no Litoral Norte
Arroio Seco: refúgio de tranquilidade no Litoral Norte | Foto: Guilherme Almeida / CP

 

Correio do Povo

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir