Pesquisar

Onde fica Estação, cidade do RS em que ocorreu o ataque a escola

Por: Portal Serra e Litoral

Estação tem população estimada em pouco mais de 5,6 mil pessoas. | Foto: Prefeitura de Estação / Divulgação / CP

Município fica próximo de Erebango e Getúlio Vargas.

Estação, local de um ataque a uma escola que deixou ao menos um morto e três feridos, ocorrido nesta terça-feira, é uma cidade que fica no Norte do Rio Grande do Sul, próximo dos municípios de Erebango e Getúlio Vargas.

Atualmente, conforme o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada é de 5.688  pessoas.

Screenshot 7 5

Ainda conforme o IBGE, a cidade tem uma área territorial de 99.757 km², com taxa de escolarização de 96,6% para a população de seis a 14 anos.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em Estação é de 0,753, sendo considerado alto.

No ano de 1935, Estação foi anexada ao município de Getúlio Vargas, passando a chamar-se Estação Getúlio Vargas, em homenagem ao presidente da época.

Por abrigar a importante Cooperativa de Produção de Banha Sant’Ana Ltda, e pelas muitas madeireiras, responsáveis pelo grande volume de dinheiro movimentado, ficou conhecida como Bairro Industrial de Getúlio Vargas.

Entre os anos de 1977 e 1985, ganhou força um movimento de emancipar Estação de Getúlio Vargas. A emancipação de fato ocorreu em 1988, por meio da Lei nº 8572.

Quem nasce em Estação é estacionense. A cidade atualmente é administrada pelo prefeito Geverson Zimmermann e pelo vice-prefeito Alciones Domingo Conte.

 

O ataque

Um jovem de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, por volta das 10h desta terça-feira. De acordo com o prefeito Geverson Zimmermann, ele atacou ao menos quatro pessoas, das quais um menino, com idade aproximada de oito anos, faleceu. Duas meninas com idades similares e uma professora também foram atingidos.

Uma das crianças já foi liberada e a outra foi encaminhada primeiramente a Getúlio Vargas, e depois ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim, onde também está a docente.

O autor do atentado foi apreendido pela Polícia. Conforme o prefeito, ele fazia tratamento psicológico. “Jamais teve problemas. Todo mundo conhece ele”, disse Zimmermann.

O prefeito disse ainda que o jovem primeiro pediu para entrar na escola para deixar um currículo, depois pediu ir ao banheiro, mas, já dentro dela, teria largado bombinhas para tumultuar a situação.

O colégio fica na área central de Estação, e tem segurança. O prefeito disse que ela foi instalada justamente depois de ataques semelhantes em Santa Catarina.

Os bombeiros de Passo Fundo foram acionados para auxiliar no resgate das vítimas. Em nota, a Prefeitura de Estação disse que as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino estão suspensas por tempo indeterminado.

 

Correio do Povo

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage