Moradores de Eldorado do Sul aguardam retirada de resíduos acumulados nas ruas

Silva é mais um dos moradores que perderam tudo na inundação. | Foto: Mauro Schaefer

Comunidade do bairro Itaí, um dos mais afetados, espera ação de limpeza.

Pilhas de resíduos continuam acumuladas sobre as calçadas das ruas do bairro Itaí, em Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre.

Na rua Jacuí, os materiais descartados ganham destaque diante de muitas residências vazias. Seja pela insistência da chuva, por necessidade de limpeza, ou ainda reflexo da precariedade da situação causada pelas enchentes, moradores da região adiam a voltar para casa.

O motorista freteiro João Francisco Vieira da Silva, 49, já lavou paredes, o chão e o pátio, mas os móveis perdidos para a enchente continuam na porta de casa. “Todo dia aumenta. Eu coloquei na calçada, vizinhos vieram e colocaram também. Tá difícil de virem recolher”, lamenta o morador.

Na rua, a situação é tão desanimadora para Silva quanto dentro do imóvel. Só restaram panelas e louças divididos sobre uma mesa e uma pia, inutilizadas pela água. “Se lavar, acho que as panelas eu salvo, mas tem que jogar muita coisa fora. Não tenho mais móveis”, avalia.

Muitos das casas da rua Jacuí estão fechadas vazias. Mesmo nas já limpas, boa parte agora só possui paredes externas e telhados. Mesmo no lugar, pisos, portas e janelas terão que ser trocadas. “Eu vou ter que trocar o parquet, as portas internas, isso custa caro. E tem vizinho meu que até já desistiu daqui, vai morar em outro lugar”, relata Silva.

De acordo com a prefeitura de Eldorado do Sul, cerca de 3 mil famílias ainda não conseguiram voltar para casa, sendo o maior número nos bairros Itaí, Cidade Verde, Picada, Sans Souci e Vila da Paz.

A limpeza das ruas ocorre diariamente, contudo, mais de 90% do município foi afetado, o que proporciona uma demanda extraordinária de trabalho às equipes.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas