MetSul reitera alerta de temporais: como vai se desenvolver a chuva nesta Terça e Quarta no RS

MetSul reitera alerta para fortes chuvas a partir desta terça-feira no RS | Foto: Mauro Pimentel / AFP / CP

Estado sofrerá com precipitações de volumes elevados a excessivos, e ainda tempestades de vento e granizo.

A MetSul Meteorologia emitiu novo alerta de que o Rio Grande do Sul será atingido por tempo severo, nesta terça e e na quarta-feira, com potencial para chuva com volumes elevados a excessivos. Há também possibilidade de tempestades de vento e granizo, com vendavais intensos e rajadas acima de 100 km/h.

“Estamos diante de um complexo cenário meteorológico com duas baixas pressões, sendo que uma delas vai dar origem depois possivelmente a um ciclone no Atlântico, e ainda o ingresso de ar muito quente de Norte que agirá como combustível para a formação de poderosas áreas de tempestades entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã”, comenta o meteorologista da MetSul e da Rádio Guaíba Luiz Fernando Nachtigall.

Os temporais, intensos a severos, começam pela Argentina e o Uruguai, devendo se deslocar para o Rio Grande do Sul, acompanhando uma área de baixa pressão que vai se movimentar a partir do Chile, de Oeste para Leste, em altitude até o estado.

Print MetSul reitera alerta de temporais: como vai se desenvolver a chuva nesta Terça e Quarta no RS

De acordo com Nachtigall, as condições do tempo pioram muito da tarde para a noite desta terça no estado, especialmente em parte do Oeste, no Sul, áreas do Centro e do Leste do estado. O Sul gaúcho e a Campanha, nas regiões de Pelotas, Jaguarão, Rio Grande e Bagé, preocupam muito pelo excesso de chuva e o risco de vento muito intenso em diferentes pontos entre o fim da tarde de terça e o começo da quarta.

A intensa instabilidade do Sul deve, então, se deslocar pelo Leste do estado com chuva e temporais com risco de vendavais. Em muitas cidades, as tempestades serão precedidas hoje por horas de sol e intenso calor.

Uma segunda baixa pressão deve reforçar a instabilidade em grande parte do estado durante a quarta-feira com precipitações intensas e volumosas. “Deve chover excessivamente em várias regiões com muitos raios e risco ainda de temporais de vento. Isso vai, inevitavelmente, trazer impactos para a população como inundações e falta de luz”, observa o especialista da MetSul.

mapa-chuva-riograndedosul-temporais MetSul reitera alerta de temporais: como vai se desenvolver a chuva nesta Terça e Quarta no RS
Mapa com a projeção de chuva em milímetros até quinta-feira do modelo de alta resolução WRF indica chuva perto e acima de 100 mm em muitas áreas do estado e marcas acima de 200 mm em pontos do Rio Grande do Sul. | Foto: MetSul / CP

 

“O que os nossos dados mostram é chuva de dois meses em apenas dois dias em algumas cidades, o que é demais”, destaca Nachtigall. “Há meses, pelo El Niño, já sabíamos que poderíamos enfrentar um evento extremo nesta época do ano”, ressalta. “A região mais densamente povoada do estado, a Grande Porto Alegre, está na zona de mais alto risco”, adverte.

O pior da instabilidade deve ocorrer na tarde e noite de terça e ao longo da quarta. No começo da quinta, o Norte e o Nordeste do estado ainda podem ter chuva forte e ocasionais temporais, mas o tempo melhora no estado ao longo do dia com a presença do sol.

 

Correio do Povo

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir