Trecho que teve o rompimento da pista na altura do quilômetro 45 rodovia, em Glorinha, segue com pista bloqueada.
Mesmo com chuva, em pleno feriado pelo Dia da Consciência Negra, trabalhadores atuam nesta quarta-feira (20) para agilizar as obras no quilômetro 46 da BR 290, a freeway, em Glorinha, no local em que uma cratera se abriu na pista, no sentido Litoral-Porto Alegre.
Durante a manhã, equipes da CCR ViaSul, concessionária que administra o trecho, cobriam com pedras a área em que ocorreu o conserto da galeria, que causou a ruptura no final da tarde do último domingo (17).
A pista segue integralmente bloqueada entre os quilômetros 45 e 48, com o desvio feito pelo lado oposto, em uma das faixas. A terceira pista no sentido Porto Alegre-Litoral também tinha bloqueios, em razão de trabalhos de contenção.
Durante os trabalhos realizados no início da semana, a empresa precisou cavar até oito metros de profundidade, ante uma estimativa inicial de seis metros, para localizar os pontos rompidos.
A argila antes colocada na camada inferior ao asfalto foi substituída por pedras, cuja colocação é mais rápida e permite a aplicação com chuva, conforme indicado pela meteorologia, que se confirmou entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira.
A CCR ViaSul havia feito inspeção nos canais de drenagem da rodovia pela última vez há cerca de 45 dias, sem constatar falhas, e afirma realizar o procedimento semestralmente. Diante da situação considerada inédita, a companhia disse que vai reforçar estes processos. Os encanamentos afetados haviam sido instalados originalmente durante a implantação da faixa adicional na freeway, por volta de 1997.
Em sua última atualização, a concessionária informou que a expectativa é de que os serviços sejam totalmente concluídos e a via seja liberada até a próxima segunda-feira (25), em ambos os sentidos. Se as condições climáticas permitirem, há possibilidade de que até a sexta-feira (22), ocorra liberação de uma das faixas na pista Oeste (sentido Litoral-Capital), conforme a evolução das atividades.
Há, ainda, o pedido para que os motoristas respeitem a sinalização no local e os limites de velocidade no trecho em desvio, que é de 40 quilômetros por hora. Por volta das 11h, havia cerca de dois quilômetros de lentidão para os motoristas que seguiam em direção ao Litoral Norte.
Correio do Povo