Marcel Van Hattem apoia a recuperação da banda larga fixa via fibra óptica em pequenos municípios atingidos pelas enchentes no RS

Marcel van Hattem

Marcel van Hattem apoia a recuperação da banda larga fixa via fibra óptica em pequenos municípios atingidos pelas enchentes no RS

O presidente da InternetSul e algumas associações de provedores de internet pediram ajuda ao parlamentar do NOVO para recuperar e reconstruir a infraestrutura das telecomunicações, em prol prestadores de pequeno porte atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira (22/5), o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) esteve reunido com o presidente da InternetSul, Fábio Badra, e uma comitiva formada por membros de algumas associações de provedores de internet. O encontro aconteceu no gabinete do parlamentar em Brasília. O grupo solicitou apoio para manter a conectividade em banda larga e reconstruir o que foi perdido pelos prestadores de pequeno porte atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS).

Durante a reunião, a InternetSul, em conjunto com as associações ABRINT, APRONET, ABRAMULTI, REDETELESUL, NEO, ASPRO, TELCOMP e ABRANET, apresentou dados oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Os números indicam que os acessos totais de banda larga fixa via fibra óptica no RS resultam em 3.472.199. As cidades com menos de 50 mil habitantes representam 1.081.768 acessos, sendo que destas as empresas de pequeno porte atendem 92,4% (999.553 acessos), enquanto as empresas de grande porte atendem 7,6% (82.214 acessos).

Fábio Badra explicou que as enchentes e os deslizamentos no estado afetaram a infraestrutura de telecomunicações em diversos municípios gaúchos, o que afetou diretamente a inclusão digital de escolas, hospitais, delegacias de polícia, órgãos da administração pública e do agronegócio. “O impacto causado pela tragédia afetou em torno de 615 mil pessoas, num total de 2 milhões de acessos de banda larga no Rio Grande do Sul. Dos 497 municípios gaúchos, 454 são cidades de pequeno porte, ou seja, de até 50 mil habitantes. Dessas 454, representamos 92% dos pequenos provedores de internet e é esse setor que precisa de ajuda nesse momento. São essas empresas que investiram, com o seu trabalho, em conectar o Brasil e o Rio Grande do Sul, e foram essas empresas que, de fato, promoveram a inclusão digital no nosso país”, explicou o presidente da InternetSul.

Presidente da Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, Marcel van Hattem enfatizou que segue atuando pela pronta recuperação do estado e que as demandas do setor refletem as necessidades de muitos. “Agora que estamos com o estado do Rio Grande do Sul, lamentavelmente, embaixo d’água, reconhecemos os esforços de todos aqueles que estão trabalhando dia e noite para recuperar a conectividade, os empregos e também a dignidade da nossa sociedade nesse momento tão difícil. Sem dúvidas, a Comissão Externa apoiará a pronta reestruturação do setor de telecomunicações. Que possamos, o quanto antes, voltar a uma normalidade, que vai nos custar muito, mas com certeza será alcançada com o esforço de todos”, afirmou.

Texto: Izys Moreira/ Assessora de Imprensa do Dep. Fed. Marcel Van Hattem (NOVO/RS)

Foto: Andres Fontana/Assessoria do Parlamentar
Data: 22/05/2024

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas