Limpeza do Sarandi avança, mas moradores do bairro temem volta da chuva a Porto Alegre

Maquinas auxiliam na remoção dos entulhos. | Foto: Mauro Schaefer

Centro de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil da Capital monitora a possibilidade de uma frente fria que deverá trazer chuva para o Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira.

Moradores da parte mais atingida do bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre, finalmente estão com ruas secas, melhor que isso, acompanham as máquinas contratadas pela prefeitura removendo as montanhas de resíduos descartados nas calçadas. Contudo, o processo de limpeza preocupa além da pressa de voltar para casa, uma vez que há previsão de novo período de chuva.

Na Rua Oliveira Lopes, as máquinas trabalham sem parar para limpar a via. Apesar de finalmente conseguir entrar em casa, a aposenta da Rosa Vieira, 66 anos, teme que as pilhas de móveis, colchões, caixas, papéis e muito lodo acumulado pelo bairro entupam bueiros, causando novos transtornos.

“Estou há mais de mês fora de casa, começamos a lavar as paredes, o medo que chover forte e a água entrar de novo”, contou a idosa, enquanto mostrava as marca da água, que chegou a dois metros de altura, no muro da propriedade.

O Centro de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec) monitora a possibilidade de uma frente fria que deverá trazer chuva para o Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira pelo Sul do Estado. A prefeitura de Porto Alegre projeta entre 60 e 120 milímetros de chuva entre o sábado e a segunda-feira. Há também possibilidade de vento forte e granizo no mesmo período. No comparativo, a média histórica de precipitação no mês de junho é de 130,4 milímetros, com base na estação do bairro Jardim Botânico.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o prognóstico indica volumes entre 50 mm a 150 mm em alguns pontos do Estado entre sábado e o começo da semana. O cenário pode ser parecido com o do fim de abril e o começo de maio por conta da sequência de dias chuvosos consecutivos em função de um bloqueio atmosférico no Centro do Brasil.

“Temos um alerta de que teremos mais chuva em Porto Alegre a partir de sábado, com intensidade no domingo, e que prossegue na segunda-feira também. Vamos apresentar um plano de contingência entre a quinta e a sexta-feira”, afirmou o prefeito Sebastião Melo, em conversa com a imprensa na última terça-feira.

Na ocasião, o prefeito destacou ainda que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) deve acelerar o recolhimento dos rejeitos deixados nas ruas após o reforço, via contratação emergencial de mais de 256 garis.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas