Lesões por águas-vivas no começo de veraneio quase que triplicaram no Litoral Norte do RS

Facebook
Threads
LinkedIn
WhatsApp
X
OK
Água viva encalhada na areia. (foto meramente ilustrativa - FONTE - CRBio03)

Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o número destas ocorrências quase triplicou – se compararmos com o número de casos do mesmo período do ano passado.

Em meio aos agitos do verão, das praias de águas cristalinas e cheias em Torres e em todo o litoral norte nos últimos dias, também disparou o número de queimaduras por águas-vivas (também chamadas de Mães D’água).

Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o número destas ocorrências quase triplicou – se compararmos com o número de casos do mesmo período do ano passado.

Desde o início da Operação Verão 2024/25 (em 21 de dezembro) até esta segunda (30/12), os guarda-vidas contabilizaram 6555 casos no Litoral Norte Gaúcho. No ano passado, no mesmo período havia o registro de 2309 lesões. As praias de Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa lideram no registro destas lesões até agora.

O aumento de águas-vivas no mar gaúcho costuma estar relacionado ao aumento da temperatura das águas. No entanto, segundo o comandante da Operação Verão, major Daniel Moreno, é possível atrelar o fenômeno à grande movimentação de banhistas na água.

Esse fator também é atribuído a outros números que cresceram nesta Operação Verão. A quantidade de resgates feitos no mar neste período (entre 21/12 e 30/12), por exemplo, foi de 93 no ano passado, para 124 neste ano, um aumento de 33% (com óbitos por afogamentos já registrados em Torres e Arroio do Sal).

O que fazer em caso de queimaduras por águas-vivas

Quando o veranista estiver dentro do mar e sentir uma ardência no corpo – sinal de contato com as águas-vivas – deve procurar imediatamente a guarita dos guarda-vidas mais próxima.

Uma garrafa de vinagre é colocada sempre ao lado das estruturas, para que o líquido seja passado no local da lesão.

O vinagre ajuda a neutralizar a toxina deixada pela água-viva e ajudar a aliviar a dor. Depois, é preciso lavar com água do mar.

Não é recomendado lavar o machucado imediatamente com água doce, como em torneiras e chuveiros. Em casos mais graves, a vítima deve procurar por atendimento médico.

 

afolhatorres.com.br

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal no YouTube

Web Stories
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage
Alunos-soldados da Esfes Osório reforçam policiamento ostensivo no Litoral Norte Fique atento: Prefeitura estará divulgando os shows nacionais da 33ª Festa Nacional do Peixe nesta Quinta-feira Neste Final de Semana tem Domingo Cultural em Santo Antônio da Patrulha! 25º Rodeio Crioulo de Capão da Canoa inicia no próximo dia 11 de Abril VEREADOR CHARLON MULLER SERÁ PRÉ CANDIDATO À PREFEITO EM OSÓRIO