A Corsan incluiu mais um instrumento de controle de qualidade e distribuição de água nos municípios do Litoral Norte.
Um laboratório itinerante, conduzido e operado por um técnico, percorre os bairros das cidades atendidas pela Companhia com o objetivo de verificar, com testes instantâneos, a água que está chegando nas residências.
Esta ação soma-se aos monitoramentos rigorosos da água nas estações de tratamento, nos laboratórios locais e nos centros de controle da Corsan, realizados diariamente.
O trabalho consiste em análises com resultados instantâneos de cor, turbidez e cloro residual.
O colorímetro especifica a concentração de cloro residual, o turbidímetro constata se há turbidez e o fotômetro determina a cor.
Os parâmetros de flúor também são analisados pelo fotômetro, e ficam disponíveis em uma hora. Os testes são feitos nas residências onde os clientes da Corsan autorizam as coletas. A iniciativa já percorreu alguns bairros de Tramandaí e Capão Novo, desde março, e deve abranger os 18 municípios atendidos pela empresa no Litoral Norte.
“O laboratório itinerante é mais uma ferramenta de monitoramento que a Corsan agrega ao controle de qualidade e disponibiliza aos clientes. Os três equipamentos utilizados para os testes desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade e segurança dos sistemas de distribuição de água, assim como na monitorização dos impactos ambientais do serviço que realizamos”, afirma a analista operacional, Bruna Gomes.
Controle de qualidade e segurança
A Companhia realiza regularmente o monitoramento rigoroso da água nas estações de tratamento, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
O tratamento passa por um rígido e minucioso processo de purificação antes da distribuição para o consumo.
Diariamente, são realizados cerca de 500 testes que verificam mais de 100 parâmetros físicos e microbiológicos estabelecidos pela legislação, para atender os padrões de potabilidade.
O controle é realizado pelos laboratórios da Companhia nas cidades, pelo Laboratório Central de Águas da Corsan, em Porto Alegre (certificado pelo Inmetro ISO 17.025) e pelo Centro de Operações Integradas (COI), que monitora em tempo real, 24 horas por dia, os padrões de potabilidade da água nos 317 municípios atendidos pela empresa.
Corsan no Litoral Norte