Sala de Situação e Defesa Civil publicaram alerta para a situação dos rios, que podem ter resposta rápida e causarem inundações.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, pelo sétimo dia consecutivo, um alerta amarelo de chuvas intensas no Rio Grande do Sul.
A advertência aponta risco de pancadas fortes de precipitação em cinco regiões do Estado.
O alerta amarelo de chuvas intensas é menos abrangente que os dos últimos dias.
Ele é válido para as regiões da Costa Doce, Vales do Taquari e Rio Pardo, região Central, Norte e parte da Serra e parte do Noroeste do RS.
A advertência segue válida até as 10h da manhã de quinta-feira (7).
Conforme o Inmet, as precipitações podem chegar a 50 milímetros no decorrer do dia, ou em uma forte pancada de chuva. Há risco de transtornos, como queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
As chuvas podem ocorrer acompanhadas de descargas elétricas e ventos, que podem variar entre 40 a 60 quilômetros por hora.
A instrução do órgão é para, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores. Veículos não devem ser deixados próximos a torres de transmissão de energia e de placas de propaganda.
Deve-se evitar, da mesma forma, o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) podem fornecer outras informações e orientações em caso de tempestade.
Alerta da Defesa Civil para os rios do RS
A Sala de Situação da SEMA-RS (Secretaria de Meio Ambiente) e a Defesa Civil publicaram um alerta para a situação dos rios no Estado.
De acordo com o órgão, as chuvas expressivas podem levar a uma elevação rápida de arroios e rios, com possibilidade de inundações. Confira o boletim completo:
A condição hidrológica atual é de níveis próximos à normalidade em todo o estado, com os rios apresentando tendências de estabilidade ou declínio.
A previsão indica chuvas moderadas (de até 60 mm) em todo o estado, podendo ultrapassar esses volumes pontualmente.
Em função disso, é indicado o grau de ALERTA para todas as bacias hidrográficas do estado, devido à possibilidade de chuvas pontualmente intensas.
Nessa condição de alerta, há risco de elevação dos arroios e rios menores, com possibilidade de inundações nesses corpos hídricos, que não possuem monitoramento, além do risco de alagamentos pontuais em perímetros urbanos.
Esses eventos devem ocorrer principalmente em locais onde a chuva apresentar elevada intensidade, com grandes volumes em curto espaço de tempo.
agorars.com