Já está aberto o período para justificar a ausência na prova de 2023. Candidato que não fizer a justificativa deverá ressarcir o Inep.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o edital que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024.
A aplicação do exame será no dia 25 de agosto e ocorrerá em todos os Estados e no Distrito Federal.
Até 5/4, os participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 poderão justificar a ausência no exame.
A justificativa dos inscritos que não compareceram à realização das provas em 2023 é obrigatória caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano.
Ressarcimento
O participante que não justificar sua ausência no Encceja 2023 ou tiver a justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.
Os interessados em participar do exame poderão se inscrever de 29/4 a 10/5. As solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social deverão ser feitas durante o mesmo período.
Será oferecido atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas.
Exame
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado, pela primeira vez, em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.
A realização é do Inep e a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade da Secretaria Esta-dual de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Correio do Povo