• Pesquisa inédita faz uma radiografia do comportamento financeiro sobre a maior paixão nacional.
• Camisas dos times ainda lideram o ranking de gastos.
• Na Região Sul, a camiseta do time é o maior atrativo na hora das compras para 73,8% dos entrevistados.
• 81% dos brasileiros que gastam com futebol fazem isso todos os meses.
• 61% dos torcedores consideram que ir ao estádio virou um luxo fora do alcance para o público geral.
• Apenas 23% têm o estádio como principal local para ver seu time do coração: a maioria ainda assiste por TV aberta (75%) e TV fechada (55%).
• Opções Youtube (42%) e streamings (31%) já somam 73% de preferência para assistir às partidas.
• Gen Z lidera comparecimento nos estádios.
• Presença de mulheres (52%) nas arquibancadas já se aproxima da masculina (57%).
• O futebol gera “alguma influência” no humor de 66% dos entrevistados, sendo que tem “alta influência” no humor de 30% dos torcedores.
Julho de 2025 – Apenas 23% dos torcedores admitem o fanatismo por seu time de coração, mas o consumo relacionado com o futebol é cada vez maior e já atinge a marca de 61% dos brasileiros, como revela estudo realizado pela primeira vez pela Serasa.
A pesquisa “Gastos com Futebol”, que ouviu 2.940 pessoas de todas as regiões do país, mostra como o esporte impacta uma fatia do orçamento familiar e influencia o comportamento financeiro dos torcedores.
Entre os principais gastos, as camisas de times continuam com larga vantagem de 71%, seguida bem abaixo por outros produtos licenciados (35%), ingressos para assistir aos jogos (34%) e streamings ou pay-per-view (32%).
As despesas, porém, parecem cada vez mais periféricas aos estádios, pois 61% dos brasileiros acreditam que os eventos de futebol não são mais acessíveis ao público geral.
Não por acaso, os ingressos para jogos aparecem em terceiro na lista, com apenas 34% na lista de gastos, mostrando não ser uma prioridade.
Um outro questionamento da pesquisa confirma o distanciamento. Quando perguntados sobre como assiste aos jogos, apenas 23% indicaram o estádio como palco.
A preferência é de TV aberta (75%) e TV fechada (55%), e chama a atenção, embora não surpreenda, que a soma de quem assiste a jogos pelo Youtube (42%) e por streamings (31%) já se equipara ao percentual dos que ainda estão na TV aberta.
Com dinheiro ou não, o certo é que o futebol estimula que o brasileiro não se imponha limites para estar ao lado de seu time. Pelo menos 60% dos entrevistados já “cometeu alguma loucura” pelo seu clube e 9% deles já colocaram como meta se fazer presente nos próximos mundiais de clubes.
Região Sul
Na Região Sul, a camiseta do time ou do jogador preferido é o maior atrativo na hora das compras para 73,8% dos entrevistados, seguido pelos produtos licenciados (bonés, mochilas, copos, garrafas, bandeiras) e pelas assinaturas de streamings, 32,3%.
Apenas 24,9% disseram que vão ao estádio para assistir as partidas, enquanto 40,7% acompanham futebol pelo Youtube.
Ao mesmo tempo, 65,6% dos entrevistados acreditam que o futebol tem um papel importante no Brasil e 48,7% garantem se sentir mais próximos de suas famílias e amigos quando assistem futebol juntos.
O papel social do esporte
Além de movimentar o bolso do brasileiro, sete em cada dez pessoas enxergam o papel social que o esporte representa no país.
E 49% consideram o futebol como um grande aproximador de pessoas, promovendo laços entre familiares e amigos.
Durante a pesquisa foi possível perceber que o futebol feminino também está entre os eventos desejados pelo público.
A porcentagem é muito próxima à intenção de assistir ao mesmo campeonato masculino, mostrando mais uma vez que o interesse do brasileiro é pelo esporte e não pelo gênero.
Metodologia
A pesquisa encomendada pela Serasa foi realizada pelo Instituto Opinion Box em junho de 2025, e ouviu 2.940 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.
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Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.
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