Pesquisar

FRENTE FRIA QUE SE APROXIMA PROVOCA MUITO GRANIZO NA ARGENTINA

Por: Portal Serra e Litoral

REDES SOCIAIS

Frente fria que começa a ingressar pelo Oeste do Rio Grande do Sul trouxe temporais de granizo na Argentina.

Uma frente fria avança pelo Centro e o Nordeste da Argentina e provocou temporais intensos em várias províncias entre a terça-feira (15) e a madrugada desta quarta (16).

A mudança no tempo trouxe chuvas fortes, granizo e queda acentuada de temperatura.

Na província de Córdoba, o fenômeno foi particularmente severo em algumas regiões do interior.

Como havia sido previsto pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN), o avanço da frente fria provocou um brusco declínio da temperatura.

Mas o que mais chamou a atenção foi a quantidade de granizo em cidades como Lutti, no vale de Calamuchita, e Laboulaye, no sul da província.

Em Laboulaye, o granizo caiu em grande quantidade, embora com pedras de tamanho pequeno a médio.

A intensidade da precipitação foi suficiente para entupir bueiros e causar alagamentos em várias ruas da cidade.

Imagens feitas por moradores mostram blocos de granizo flutuando na água acumulada e pátios completamente cobertos por um manto branco.

As redes sociais foram tomadas por registros da cena incomum para esta época do ano. Também foram registradas fortes rajadas de vento, que chegaram de forma repentina à capital e ao interior.

Em Villa Sarmiento e Villa Cañada del Sauce, ambas no departamento de Calamuchita, o granizo também caiu com força.

Segundo a Defesa Civil da província e a Prefeitura de Córdoba, até o momento não há relatos de feridos nem de danos materiais relevantes.

Além de Córdoba, o sistema frontal causou transtornos em outras províncias. Em San Luis, a localidade de Alto Pelado registrou chuva intensa, granizo e rajadas de 60 km/h. Em Rosario, na província de Santa Fé, o bairro Plata também foi atingido.

Na província de Buenos Aires, a cidade de Tandil enfrentou uma forte tempestade na tarde de terça, com alagamentos e cortes de energia elétrica. Até às 9h de hoje, as chuvas ocasionadas pela frente fria avançando pela Argentina acumularam volumes isoladamente altos, mas, no geral, abaixo de 50 mm.

Mar del Plata registrou 54 mm, Tandil 47 mm, Nueve de Julio 42 mm, Villa Gesell 41 mm, Azul 39 mm, Dolores e Laboulaye cada uma com 38 mm, Merlo com 37 mm, Bolívar com 36 mm e Morón com 34 mm.

Conforme a previsão do tempo da MetSul Meteorologia, a mudança do tempo no Rio Grande do Sul pela frente tem início nesta tarde de quarta-feira com chuva localizada em pontos do Oeste gaúcho enquanto na maioria das regiões gaúchas o sol aparece com nuvens e temperatura alta para julho pelo quadro pré-frontal.

Até o final desta quarta-feira, a frente se desloca com chuva pelo Sul e pontos do Centro gaúcho, mantendo a instabilidade no Oeste do estado.

Entre a madrugada e a manhã da quinta-feira, o sistema traz instabilidade com muitas nuvens e chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul, inclusive para a Grande Porto Alegre que deve ter a mudança do tempo entre a madrugada e o começo da manhã da quinta.

No decorrer da quinta-feira, espera-se melhora do tempo no Oeste e no Sul, mas no Sul a melhoria será temporária porque deve voltar a chover com a circulação de umidade de uma área de baixa pressão.

Esta baixa pressão, que acompanha a frente fria, provocará vento moderado com rajadas por vezes no ingresso de ar mais frio amanhã, o que trará não só temperatura, mas também sensação térmica baixa.

 

metsul.com

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage