Com favoritismo dos quenianos, prova deste ano é celebrada pela organização como uma demonstração de resiliência dos gaúchos.
Com a participação de mais de 18 mil atletas, a Maratona Internacional de Porto Alegre vai tomar as ruas da Capital neste final de semana. Neste sábado, serão realizadas a meia-maratona (21km), às 7h; as duas rústicas (5km e 10km), às 9h; e a Maratoninha Kids, às 11h. A prova principal, de 42km acontece no domingo, às 7h. As largadas e chegadas das provas principais acontecem na Avenida Diário de Notícias, em frente ao Barra Shopping Sul.
Além do aspecto esportivo, a prova deste ano, a 39ª da Maratona de Porto Alegre, é celebrada por marcar também a reconstrução da cidade após as enchentes de maio. “Estamos muito felizes por poder não apenas realizar a Maratona Internacional de Porto Alegre 2024, depois de tudo que o nosso estado e a nossa cidade passaram, mas também de fazer a maior edição da história do evento. Tenho algum tipo de envolvimento com a prova desde a primeira edição e é fascinante ver que a Maratona se supera a cada ano também nas adversidades. Teremos uma grande festa da corrida de rua neste fim de semana, e que certamente vai mostrar para todo o Brasil a resiliência gaúcha”, afirma Paulo Silva, diretor da prova e do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), organizador do evento.
No aspecto competitivo, os destaques são os atletas quenianos. No masculino, Vestus Cheboi tenta repetir a vitória do ano passado. No feminino, Vivian Kiplagat, que no ano passado foi vice, agora tenta o título. Terá, entre as concorrentes, a compatriota Betty Chepkwony.
Se o número de inscritos este ano quebrou um recorde, o mesmo vale para as premiações. No total, serão R$ 645 mil em prêmios para os primeiros colocados. Há ainda prêmios para os melhores tempos entre os gaúchos e para os primeiros que cruzarem a chegada com um tênis da Olympikus, patrocinadora do evento.
Correio do Povo