Ex-secretária da causa animal é alvo de operação contra matança de cães e gatos em Canoas

Operação Carrasco teve como alvo ex-secretária da causa animal em Canoas. | Foto: Polícia Civil / CP

Polícia aponta que ex-titular do Bem-Estar Animal determinou eutanásia ilegal de bichos.

Uma ex-titular da Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas, na Região Metropolitana, é investigada por determinar “matança desmedida de cães e gatos”, segundo a Polícia Civil. Nesta quarta-feira, ela foi alvo da chamada Operação Carrasco, deflagrada com objetivo de apurar supostas práticas de eutanásia ilegal de bichos.

A mulher foi exonerada do cargo em 18 de agosto. De acordo com a 3ª Delegacia de Canoas, ela fingia ser protetora de animais, ao mesmo tempo em que ordenava o abate destes em larga escala. A intenção dela seria economizar gastos e reduzir a lotação de abrigos.

Foram cumpridos seis mandados de busca em endereços ligados à ex-secretária e nos locais vinculados ao órgão. As apreensões somaram documentos, computadores e registros de entrada e saída de animais, além de informações sobre microchips implantados nos pets. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) apoiou as diligências.

As equipes ainda localizaram cerca de 15 animais mortos, com carcaças envoltas em sacos plásticos, dentro de um freezer. Também foram resgatados, com vida, gatos que estavam em condições de maus-tratos e que eram mantidos em gaiolas.

De acordo com a delegada titular da 3ª DP de Canoas, Luciane Bertolletti, a ofensiva foi consequência de denúncias feitas por ativistas da causa animal. Eles relataram que mais de 20 bichos eram mortos semanalmente.

“Segundo os denunciantes, ocorria uma matança desmedida de animais, com anuência da então secretária. Essas suspeitas ganharam força com a entrega de um dossiê feito eles. O documento tinha fotos e descrições de pets que tinham sumido sem explicação, muitos dos quais tinham sido recolhidos de ruas ou entregues ao órgão por famílias em situação de vulnerabilidade, com expectativa de adoção”, afirmou a delegada.

Ainda conforme Luciane Bertolletti, periodicamente uma caminhonete fazia o transporte dos cães e gatos mortos, que eram descartados sem registro ou documentação oficial. Também não havia notificação desse procedimento em sistemas de controle.

“Vamos cruzar os documentos apreendidos com os relatos de servidores e os registros de chips, buscando comprovar o número real de eutanásias realizadas. Também não descartamos fraude em laudos veterinários”, disse a titular da 3ª DP de Canoas.

 

Falsa protetora de animais

A ex-secretária aparentava, de fato, ser protetora dos animais. Nas redes sociais, aparecia em adoções de cães e gatos, com ênfase aos doentes ou que tinham necessidades especiais. Além disso, nas enchentes de 2024, teve protagonismo no resgate de bichos.

Entretanto, segundo o presidente da Rede de Proteção Ambiental e Animal (Repraas), Vladimir da Silva, os relatos indicam práticas cruéis e sistemática da ex-secretária. “Recebemos denúncias de servidores. Os animais, que supostamente tinham sido recolhidos para tratamento ou adoção, na verdade eram mortos em série. Não havia justificativa clínica, apenas a intenção de reduzir os custos e a lotação do abrigo.”

O delegado regional Cristiano Reschke destacou a gravidade do caso. Ele também reforçou a importância da população encaminhar as denuncias aos canais da Polícia Civil.

“Estamos diante de denúncias graves e que representam uma afronta à ética e aos valores de proteção animal.

Não toleraremos que crimes dessa natureza fiquem impunes. Vamos trabalhar com rigor para trazer justiça aos animais e às pessoas que depositaram confiança na atuação desse órgão”, enfatizou Cristiano Reschke.

 

O que diz a Prefeitura de Canoas

A Prefeitura de Canoas recebe com indignação as denúncias relacionadas à operação realizada na manhã desta quinta-feira (4).

A administração municipal sempre se comprometeu a tratar o cuidado com os animais como prioridade.

A Prefeitura reitera que colabora com as investigações e abriu um expediente interno para apurar os fatos com todo o rigor.”

 

Correio do Povo

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados