Festival Verão Gaúcho está sendo realizado na praia de Imbé durante todo o final de semana.
O Festival Verão Gaúcho está sendo realizado na praia de Imbé, neste fim de semana, trazendo ao litoral gaúcho cerca de 50 invernadas artísticas das mais longínquas cidades do Estado.
O evento traz a alma e o coração de crianças, jovens e adultos para celebrar as raízes do povo gaúcho.
Cada acorde da gaita, cada sapateado firme no tablado, cada sarandeio das prendas, cada lenço que se ergue ao vento litorâneo é um tributo a força do povo do RS.
O palco do evento homenageia o folclorista, compositor, cantor e incansável pesquisador das danças gaúchas Paixão Cortes.
A cantora gaúcha Luiza Barbosa é a mestre de cerimônia do Festival e fez o show no encerramento das atividades do evento no sábado, dia 8.
O Festival segue sendo realizado neste domingo, dia 9, quando além das apresentações de danças, estão ocorrendo oficinas de vaca parada, cutelaria, chimarrão e ainda exposição de churrasco.
Chimarrita, Balaio Tatu, Pau de Fita, Maçanico e muitas outras danças do nosso folclore fizeram parte da competição no primeiro dia do evento, mas o que mais chama atenção e emociona o público são as coreografias preparadas para a entrada de cada grupo de dança no tablado.
Juarez Junior Paiva, um dos realizadores do evento, afirma que “juntar cultura e a tradição gaúcha nos maiores centros turísticos do Rio Grande do Sul é o maior objetivo deste evento. Levar as nossas tradições ao encontro da sociedade, além dos CTGs é o grande objetivo do nosso festival.”
O evento premia invernadas mirins, juvenis e adultas, do primeiro ao quinto lugar, somendo mais de R$ 30 mil, encerrando na noite deste domingo.
O Festival Verão Gaúcho é uma realização do O Mundo do CTG, Grupo Austral e CTG Querência do Imbé, com apresentação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Correio do Povo