Em rede gaúcha de farmácias, agora é possível comprar paracetamol ou… batedeira

Em menos de cem dias, São João reformou 700 lojas que passaram a oferecer até eletroportáteis

4862603_ab964c0a518436d Em rede gaúcha de farmácias, agora é possível comprar paracetamol ou... batedeira

Eletroportáteis passaram a ocupar espaço nas prateleiras das farmácias.
Farmácias São João / Divulgação

A rede de farmácias São João, que acaba de alcançar 1.065 lojas e já marcou a abertura da 1.100ª ainda para este ano, fez outro movimento impressionante: em cem dias, reformou 700 pontos de venda em um programa que chama de “bombardeio de mix”. O resultado é que, agora, o cliente pode entrar para comprar um paracetamol e sair com uma … batedeira.

A rede triplicou a variedade e passou a vender alimentos, produtos de limpeza e até eletroportáteis, como batedeiras, liquidificadores, ferros de passar e espremedores de fruta.

— Adotamos o bombardeio de mix porque, ao entrar na farmácia, o cliente tem outras necessidades. Por isso, agregar mais produtos a seu dia a dia é importante, ele não precisa ir a outros lugares. O tempo é cada vez mais precioso, se conseguimos reunir tudo em um mesmo lugar, é um serviço a mais que prestamos — afirma Pedro Brair, presidente da rede, dizendo que foi triplicada a diversidade ofertada.

Segundo o empresário, a inspiração nasceu em uma missão da Abrafarma, a associação nacional do segmento, à Austrália. Lá, visitou três empresas: uma bem-sucedida, outra que estagnou e uma terceira que sucumbiu.

O que distinguia a primeira das demais, relata, era o mix, ou seja, os tipos de produtos ofertados. Na volta, colocou o plano em prática: envolveu mais de 2 mil pessoas nas reformas das unidades que terão de paracetamol a batedeira – passando por erva-mate e água de coco.

— O grande segredo é a velocidade. Isso é dificílimo de fazer, tem de mobilizar muita gente para transformar 700 lojas em menos de cem dias. É raro fazer isso. E é também investimento, movimentação econômica no Estado — afirma.

Conforme Brair, o “bombardeio de mix” não vai alcançar todas as unidades da rede. É focado em lojas grandes, por questão de espaço – e com fluxo intenso de clientes. Relatou, por exemplo, que o próximo produto a entrar na lista de ofertas é uma air fryer (fritadeira elétrica que dispensa óleo).

No centro do país, afirma, há pelo menos duas redes que duplicaram seu mix: a Indiana, que vende até celulares (clique aqui para ver a oferta online) e a Araujo, que inclui ventiladores nos “cuidados para o verão”, ambas com origem em Minas Gerais. A coluna quis saber se essa expansão das farmácias não daria argumentos ao debate sobre a venda de medicamentos em supermercados, e Brair respondeu:

— Absolutamente não. Não somos concorrentes dos supermercados, porque a ampliação do mix não envolve volume significativo. A farmácia não pode perder sua essência. É só uma questão de conveniência. Atuamos em horário estendido, em alguns casos 24 horas, e nos sábados, domingos e feriados. É uma forma de prestar serviços à sociedade.

Pondera que está oferecendo apenas “produtos básicos, de uso mais constante” e não tem qualquer intenção de vender geladeiras ou fogões.

— A essência é a saúde e o serviço. Não vamos vender disco voador.

Será?

gauchazh.clicrbs.com.br

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal no YouTube

Notícias Relacionadas