Fepam começa análise de locais próprios para banho nas Praias e nos Balneários Gaúchos

Serão divulgados a partir de dezembro os boletins de balneabilidade. A coleta de amostras de água já começou com 44 municípios do RS monitorados

1615130_e8fc6f3f0809fe1 Fepam começa análise de locais próprios para banho nas Praias e nos Balneários Gaúchos

Na temporada 2023-2024 do Projeto Balneabilidade, serão monitorados 91 pontos em 44 municípios do Rio Grande do Sul.   –    Arivaldo Chaves / Agencia RBS

 

Nesta semana, as equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) começaram a análise para determinar os locais próprios e impróprios para banho nas praias e balneários gaúchos.

Foram coletadas amostras de água nas praias de Quintão a Torres, que serão analisadas no laboratório da fundação, em Porto Alegre.

São 31 pontos de águas salgadas na região e um ponto adicional no Litoral Sul, em Cerrito.

Na temporada 2023-2024 do Projeto Balneabilidade, serão monitorados 91 pontos em 44 municípios do Rio Grande do Sul.

No ano passado, foram 90 locais em 43 cidades gaúchas. O trabalho será realizado durante 16 semanas. Os boletins de balneabilidade serão divulgados a partir da metade de dezembro, até março de 2024.

O levantamento é realizado em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

A Corsan acompanhará 51 pontos no interior do Estado. São rios, lagoas, a Lagoa dos Patos e praias do Litoral Médio e Litoral Sul.

Também parceiro do projeto, o Sanep monitora a balneabilidade no município de Pelotas, sendo responsável pela coleta e análise em oito pontos, com participação da Fepam na etapa de divulgação. As atualizações serão publicadas sempre às sextas-feiras. Também serão colocadas placas informativas nos pontos monitorados.

Uma vez por semana, um relatório é emitido a partir da análise da coleta da água dos locais, que indica se há condições para banho naquele determinado trecho ou não. Esse mapeamento é feito todos os anos no verão desde 1979.

Segundo a Fepam, para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros relacionados às bactérias Escherichia coli (que vivem no intestino humano e dos animais), observando os critérios definidos por resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Nos balneários de Pelotas, de Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também é realizada a contagem de cianobactérias.

gauchazh.clicrbs.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp