Dias tórridos devem se estender ao longo da semana, que pode ser uma das mais quentes já vistas em março na história do RS, segundo MetSul.
Enquanto Porto Alegre está com movimento de pessoas e veículos bastante reduzido devido aos festejos de Carnaval, o calor não dá trégua para quem permaneceu na cidade, e deve continuar intenso, de acordo com a MetSul Meteorologia.
Assim, março começa escaldante, com máximas próximas dos 40ºC tanto na Capital, quanto em diversos outros municípios do Rio Grande do Sul.
Existe a possibilidade ainda de esta ser uma das semanas mais quentes já registradas em março na história do Rio Grande do Sul. Enquanto isso, seguem aumentando os bancos de areia na região do Arquipélago, na foz do Jacuí, em Porto Alegre, aumentando conforme os dias de calor extremo se acumulam.
Eles podem também ser vistos pelo satélite, em imagem registrada no último domingo pelo satélite Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA).
Esta segunda e a terça-feira devem ser os dias mais quentes deste período de folia no Estado, ainda conforme a MetSul, com centenas de municípios registrando máximas acima de 35ºC, ou ainda 36ºC a 39ºC em alguns. A projeção indica ainda localidade com temperaturas em torno e acima de 40ºC, especialmente nesta terça. Nem as madrugadas escapam do calorão.
Na Quarta-Feira de Cinzas, o calor prossegue intenso a extremo, diz a MetSul, e, novamente, as máximas devem passar dos 35ºC na grande maioria das cidades, com registros em torno ou superior a 40ºC em várias regiões, como no Oeste, Centro, Noroeste, Vales e Grande Porto Alegre. Na quinta-feira, terá abundante presença do sol no RS com nuvens esparsas.
O calor não dá trégua também. Não é descartada instabilidade muito isolada no interior na segunda metade do dia. Já na sexta, a situação não se modifica muito, com áreas instáveis se formando da tarde para a noite no interior com chuva em poucos locais.
Há um alerta em curso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para perigo de onda de calor, indicado pela cor laranja.
O aviso é válido até a próxima quarta-feira, às 17h, para praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Sul, Litoral, Extremo Norte e Campos de Cima da Serra.
Há 200 municípios gaúchos afetados pela estiagem, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual. Destes, 188 decretaram situação de emergência, 71 têm homologação estadual e 43 têm reconhecimento federal.
Correio do Povo