As equipes técnica, de meio ambiente, responsabilidade social e relações institucionais da Corsan receberam os vereadores de Osório e assessores, nesta quinta-feira, 27, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município.
Os objetivos foram apresentar a ETE, detalhar todas as etapas do tratamento e responder a dúvidas e questionamentos.
A visita fez parte do programa Portas Abertas, desenvolvido pela Companhia para mostrar à população e a instituições os procedimentos para garantir a qualidade dos serviços prestados.
A Estação de Tratamento de Esgoto de Osório tem autorização para processar 45 litros por segundo de resíduos domésticos, o que equivale a 60 piscinas olímpicas por mês.
O esgoto bruto passa por três etapas para se transformar em efluente 100% tratado.
A terceira etapa, chamada terciária, é a fase avançada para remoção de nutrientes e proteção do local onde é feito o lançamento final do esgoto depois do tratamento.
Os vereadores puderam conferir de perto a diferença entre o afluente (esgoto bruto) e o efluente (esgoto tratado).
A Corsan vem investindo em estrutura, tecnologias e processos mais modernos e eficientes para assegurar que o sistema de esgotamento sanitário seja sustentável a longo prazo.
O tratamento correto de resíduos aumenta a qualidade e a expectativa de vida da população, porque previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Também preserva o meio ambiente e agrega valor ao patrimônio público e aos imóveis conectados à rede.
Corsan no Litoral Norte