Corredor Humanitário será ampliado na entrada de Porto Alegre, diz prefeitura

aminho foi estruturado para agilizar o abastecimento dos serviços essenciais da cidade, como oxigênio, água, alimentos e equipamentos de emergência | Foto: Camila Cunha

Desde que começou a operar, na sexta-feira, 10, registra tráfego médio de 100 veículos por hora.

O corredor humanitário – acesso alternativo à Capital – está sendo ampliado em 300 metros do outro lado da pista. Cerca de 60 trabalhadores estão no local. Desde que começou a operar, na sexta-feira, 10, registra tráfego médio de 100 veículos por hora.

O caminho foi estruturado para agilizar o abastecimento dos serviços essenciais da cidade, como oxigênio, água, alimentos e equipamentos de emergência. O trajeto liga a área central de Porto Alegre, pelo Túnel da Conceição, com a avenida Castelo Branco e a BR-290 (Freeway).

“Esse é um esforço de toda a prefeitura para diminuir o impacto das cheias e melhorar os acessos da cidade”, ressalta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores.

 

Uso exclusivo

O caminho é exclusivo para caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados, farmácias, viaturas em serviço e identificadas como Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado, Governo Federal e Forças Armadas, ambulâncias e viaturas de segurança. Veículos que não estejam prestando serviço humanitário não podem acessar o corredor.

 

Operação

No sentido litoral/Porto Alegre, o acesso é monitorado pela Polícia Rodoviária Federal no quilômetro 94 da BR-290. No sentido inverso, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está posicionada na avenida Paulo Gama com a Osvaldo Aranha, orientando os motoristas. Há pontos de monitoramento para verificar a altura dos caminhões, já que existe limitação de 4,2 metros devido à passagem pelo Túnel da Conceição.

O corredor tem uma pista única, funcionando nos dois sentidos. Os agentes da EPTC operam o sistema de ponto a ponto, orientando o trânsito no local para que os veículos possam trafegar, de forma alternada, nas duas direções (saída/entrada de Porto Alegre).

No sentido litoral-Capital, o motorista vem da Freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, entra na Sarmento Leite, Osvaldo Aranha ou João Pessoa. No sentido Capital-litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando a Sarmento Leite na contramão, vai pelo Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do Caminho Humanitário até chegar na Castelo Branco.

 

Correio do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas