O Osoriense, Edson Sana coordenador da 23ª Região Tradicionalista esteve em Alegrete conhecendo a cidade e organizando a logística da chegada da chama crioula para agosto próximo.
A preparação começou no município que fez o lançamento oficial do evento na segunda-feira (15), em uma bonita solenidade.
Sana prevê a chegada em Osório, primeiro município da RT no dia 10 de setembro. Ao todo serão 23 dias cavalgando no trajeto de 1.150 km.
O trajeto segue de Alegrete em direção a Mostardas, após para Osório, Capão da Canoa, Arroio Teixeira, Passos de Torres e Sombrio, cidades catarinenses.
Da 23ª RT, 22 cavalarianos vão conduzir a chama crioula.
A logística abrange além dos 22 cavalos; mais 25 pessoas, 15 veículos, 6 caminhões e 12 reboques.
O município de Alegrete, na região da Fronteira, vai ser sede da geração da 75ª Chama Crioula do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A programação será realizada nos dias 16 e 17 de agosto.
A Chama Crioula é o símbolo de amor ao Rio Grande e a cada ano uma cidade é escolhida para sediar a sua geração e distribuição.
Em 2024, depois de vinte anos, o município de Alegrete terá a honra de ser o palco deste grandioso evento, cuja estimativa de público é de vinte mil pessoas durante os três dias de programação.
A organização em nível local está a cargo da 4ª Região Tradicionalista, com apoio dos CTGs e da Prefeitura.
Lucas Filho