Desde setembro de 2023, o PIM (Programa Primeira Infância Melhor) é desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Osório.
A Jovem Pan recebeu a psicóloga Viviane Heckler, servidora da secretaria para explicar sobre o programa, que existe há 20 anos no estado.
Conforme Viviane, o PIM consiste em visitas domiciliares semanais para gestantes, e crianças de 0 à 6, com prioridade para aquelas que não estão na escola, com a necessidade de estímulos.
Durante a visita, um grupo técnico formado por psicólogos, servidores da assistência social e da educação, desenvolvem junto com a família ações que servem para estimular a criança.
– Não é um momento que a gente vai lá para aliviar a família pra ela cuidar da casa, ela tem que acompanhar.
Porque o orientador vai uma vez na semana por uma hora, o cuidador está no dia a dia. Disse Viviane explicando a importância da participação da família no momento de brincar.
A Psicóloga explicou também que o PIM não se trata de fiscalização, e sim estar junto observando a criança, e desta forma auxiliar no desenvolvimento.
Os encaminhamentos são feitos pela equipe de saúde, agentes comunitários, CRAS, CASE e as escolas que identificam a necessidade da visita. É realizada uma entrevista, e a participação é voluntária.
A meta do PIM em Osório é atingir 100 indivíduos, sendo que estão sendo atendidos nesse momento, cerca de 60 nos bairros Primavera, Caravagio, Albatroz e aldeia indígena.
jplitoral.com.br