Cinco tendências em sistemas tecnológicos para as indústrias em 2024

Robótica, 5G e Internet das Coisas estão entre as tendências de tecnologia para indústrias - Crédito: Divulgação

Cinco tendências em sistemas tecnológicos para as indústrias em 2024

Sempre que se fala em indústria, a imagem que vem à mente ainda é aquele clássico “chão de fábrica”, com equipamentos fazendo processos ainda básicos e muitos operadores? É claro que não, afinal, é um fato que as indústrias evoluíram tecnologicamente e caminham a passos largos para o futuro. Ainda assim, a tecnologia caminha com tanta velocidade que é possível demonstrar inovações que são tendências para a indústria no próximo ano.

Conceitualmente, a indústria já vive a sua “era tecnológica” há pouco mais de uma década, quando o termo Indústria 4.0 foi usado pela primeira vez. Ele define o que se pode chamar de “digitalização das atividades industriais” com o objetivo de melhorar processos, aumentar a produtividade e integrar diferentes tecnologias na indústria por meio da automação. E a cada ano que passa, a inovação ganha mais espaço não apenas no chão, mas em todos os setores das fábricas.

O desenvolvedor de sistemas da Mouts TI, Leonel Gregio Auler, afirma que todos os segmentos da indústria se beneficiam de equipamentos e novas tecnologias. “Sempre existe alguma forma de utilização, mesmo que seja de maneiras diferentes entre os diversos tipos de indústria. Por exemplo, uma empresa que fabrica peças de carros vai se beneficiar muito da robótica, com a utilização de robôs autônomos e colaborativos, enquanto uma outra, de tecidos, vai encontrar uma melhor aplicação para a ‘manufatura inteligente’, com máquinas que operam de maneira independente e Internet das Coisas com sensores inteligentes. Além disso, as empresas também integram diferentes tecnologias em busca do melhor resultado, então, penso que não exista um segmento que não possa utilizar todas as ferramentas de inovação que temos disponíveis”, aponta.

Tendências para a indústria

Com 2023 chegando ao fim, as empresas já trabalham nos planejamentos para os próximos anos e meses e, entre números e cálculos é preciso pensar em crescimento, o que também exige investimento. Pensando nisso, listamos algumas tendências em tecnologias e sistemas para indústrias que podem demonstrar os rumos que o mercado deve tomar – e a importância de não parar de evoluir.

– Robótica Colaborativa: a robótica não é mais um projeto ou uma “visão de futuro”, mas uma realidade e, neste ponto, a ideia é ter robôs trabalhando em integração com humanos, desenvolvendo tarefas que demandem muito esforço físico contínuo, para prevenir lesões por esforço repetitivo, ou ainda em atividades que ofereçam algum nível de risco à saúde humana. “A intenção não é eliminar o trabalho humano, mas torná-lo mais prático e inteligente, direcionando a mão de obra humana para atividades mais relevantes e menos repetitivas”, afirma Auler.

– Sustentabilidade e Eficiência Energética: a chamada “Agenda ESG” (Governança Ambiental e Social, em tradução livre) é uma realidade para as empresas e a tecnologia tem muito a colaborar para a implantação e a manutenção de práticas sustentáveis e de eficiência energética na automação industrial. “A implementação de tecnologias que reduzem o desperdício de recursos e otimizam o consumo de energia não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as empresas que pretendem ter um futuro a longo prazo”, alerta.

– 5G na manufatura: A implantação de redes 5G proporciona uma melhoria significativa em termos de velocidade de conexão, o que promove um aumento determinante na agilidade de tarefas que necessitam da coleta, processamento e análise de dados, acelerando processos comuns à indústria, como monitoramento de estoque e automação de processos, por exemplo. “A adoção crescente de redes 5G para melhorar a conectividade e comunicação em tempo real é outro ponto crucial para as empresas evoluírem na digitalização”, pontua o especialista.

– Automação de Processos Administrativos: engana-se quem pensa que apenas os processos produtivos podem contabilizar ganhos com a adoção de soluções tecnológicas. Uma tendência crescente é a automação dos processos administrativos. Com a adoção de sistemas específicos e integrados que criam plataformas unificadas de trabalho, procedimentos gerenciais também ganham em otimização e qualidade, o que faz diferença no resultado final. “Demanda como gerenciamento da cadeia de suprimentos, finanças e recursos humanos com a utilização de RPA (Automação de Processos Robóticos) vão melhorar a eficiência da empresa de modo geral”, afirma.

– Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA): outro item que fala em “tendência”, mas que já deve ser considerada uma realidade pelas empresas que estão de olho no futuro. A popularização do acesso a ferramentas de IA e a variedade de funcionalidades torna a tecnologia um trunfo na indústria, do escritório ao chão da fábrica. Já no caso da Internet das Coisas – e principalmente na variação IIoT, a Internet das Coisas Industrial – é outra tecnologia que, administrada por um ERP moderno, inclusive com recursos de IA e Machine Learning, pode analisar e utilizar dados diretamente dos equipamentos das fábricas (as “coisas”!) para melhorar a produtividade e a eficiência do trabalho.

Estas são algumas das tendências em tecnologia que devem começar a tomar conta das indústrias brasileiras já nos próximos meses. São apostas que caminham lado a lado com o que há de mais inovador em termos de tecnologia e, assim, podem apresentar as soluções que muitas empresas buscam para questões do dia a dia. Afinal, a Indústria 4.0, como falamos lá no começo deste texto, já é uma realidade.

Sobre a Mouts TI

A Mouts TI, que completou sete anos em outubro de 2023, acumula números expressivos na atuação em Tecnologia da Informação. Neste período, são 800 projetos concluídos, 20 países atendidos e 2 milhões de pessoas impactadas. Hoje, a sede da empresa está em Blumenau (SC), contando ainda com um escritório em Florianópolis (SC) e outro nos Estados Unidos, além de profissionais que atuam em projetos no mundo inteiro.

Mais informações:
ALINE CAMARGO
Presse Comunicação

VOTE MATTEUS BBB 24!

É a nossa cultura sendo conhecida por todo o Brasil!!

VOTE MATTEUS BBB 24!

Compre Aqui!

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

As Mais Lidas...​

Notícias Relacionadas