Momento especial para os noivos foi promovido pelo Memorial do Judiciário do RS em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e Cartório de Registro Civil de Porto Alegre
O casal Mateus e Cátia foi um dos 15 que participaram da 22ª cerimônia de Casamento Coletivo promovida pelo Memoria do Judiciário do RS | Foto: Mauro Schaefer
“Em nome da Lei, eu vos declaro casados”. Esta frase representa um dos momentos mais marcantes na vida de um casal e foi citada 15 vezes pelo Juiz de Paz Raul Dias, na 22ª cerimônia de Casamento Coletivo promovido pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre.
De acordo com Roberto Soares, arquiteto do Memorial do Judiciário e um dos organizadores do evento, a ação foi destinada para moradores de baixa renda, que não possuem condições financeiras de arcar com as despesas documentais e cartoriais do casamento civil, propiciando um momento gratificante para todos. “Procuramos propiciar para essas pessoas uma cerimônia de casamento que elas vão lembrar pelo resta da vida. O próprio memorial compra flores, fazemos os buquês das noivas, contratamos cantores líricos, tudo isso para oferecer uma cerimônia mais bela possível”, citou.
Até o momento, foram realizados 435 uniões nos casamentos coletivos promovidos pelo Memorial do Judiciário. O desembargador José Carlos Giorgis, diretor do Memorial, destacou que o casamento é uma das instituições mais antigas do mundo, pois representa a formação de uma família. “Esta é uma cerimônia cada vez mais prestigiada. Cada vez que realizamos, nos emociona ver a felicidade dos noivos”, completou.
Moradores do bairro Sarandi, Mateus e Cátia Raquel Roque foi em dos 15 casais que disseram “Sim” na tarde desta quinta-feira. “É um sonho que está sendo realizado hoje”, relatou Mateus. “A oportunidade de participar do casamento coletivo surgiu através de uma amiga que trabalha no Fórum. Agora, somos finalmente casados”, finalizou Cátia.
Correio do Povo