Na última segunda-feira, (08), o 1º Tenente Moreira passou para a reserva remunerada da Brigada Militar, encerrando uma trajetória de 33 anos marcada por bravura, comprometimento e espírito de missão.
Para celebrar essa importante etapa, foi realizada uma homenagem, na sexta-feira (11) na sede da 3ª Companhia Policial-Militar.
O ato reuniu oficiais e soldados que conviveram com o tenente ao longo da carreira, além da presença do comandante do 8º BPM, tenente-coronel Luiz César Lima dos Santos, e da subcomandante, major Rúbia Bruck, que destacaram a relevância da contribuição de Moreira para a corporação e para a segurança pública do Estado.
Moreira ingressou na Brigada Militar em 22 de abril de 1991, pela Escola de Formação e Capacitação de Soldados (ESFECS) de Porto Alegre, sendo inicialmente designado ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).
Lá, integrou por 30 anos a 2ª Companhia de Choque — conhecida como *a Poderosa* — atuando em escoltas, reintegrações de posse, rebeliões em presídios, greves, grandes eventos esportivos e diversas ocorrências de alto risco.
Em 1998, com a transformação do BPChoque em BOE (Batalhão de Operações Especiais), passou a compor a recém-criada 4ª Companhia de Patrulhas Especiais (PATRES), onde permaneceu por 26 anos e ajudou a construir uma doutrina operacional que segue até hoje como referência no Estado.
Após o curso de sargento, teve breve passagem pelo Canil Central do BOE e, posteriormente, transferiu-se para o 8º BPM, buscando estar mais próximo da família.
Serviu inicialmente na 1ª Companhia, em Osório, e depois na 3ª Companhia, em Cidreira, onde assumiu a função de auxiliar do 1º Pelotão, atuando na coordenação de uma área extensa com seis municípios sob sua responsabilidade.
Chegando ao posto de 1º Tenente, Moreira encerra sua missão na ativa com reconhecimento e respeito de seus pares.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 8º BPM
TEXTO: Soldado PM Rezende
IMAGENS: Divulgação 8ºBPM
Lucas Filho