Moradores foram obrigados a erguer móveis para não perdê-los.
Atingida pelo temporal dessa quarta-feira, a cidade de Cidreira, no Litoral Norte, lida com os alagamentos nesta quinta-feira.
Em alguns casos, a água simplesmente inundou terrenos e casas de moradores do município.
Os residentes foram obrigados a erguer móveis para não perdê-los.
A avenida Mostardeiro tem um longo trecho de alagamento na pista que segue no sentido Cidreira/Balneário Pinhal. No bairro Ildo Meneghetti, a água tomou o terreno do aposentado Erasmo dos Santos Noronha, de 71 anos.
“Ontem encheu tudo d’água. Não chegou a entrar na casa, mas alagou o pátio. Foi muita chuva”, disse.
Segundo Noronha, o problema começou desde que a avenida foi pavimentada. “Eu ergui a calçada, mas, mesmo assim, a água entra pelas laterais”, acrescenta.
Inundação rápida
Na casa ao lado, a auxiliar de cozinha, Rita de Cássia Cardoso Quaresma, de 43 anos, teve a casa inundada. Nos fundos da moradia, um quarto que está em um nível mais baixo do solo continuava com água na manhã de hoje. “Em questão de meia hora após começar a chover, já tinha subido a água. Quando ela veio, inundou tudo e não tivemos o que fazer. Só pudemos erguer as coisas”, disse. “Minha filha não pôde ir trabalhar hoje. Não tinha como sair”, concluiu.

Na cruzamento entre a rua Azaléia e a avenida dos Pardais, bairro Encosta do Sol, a água causou erosão, deixando uma cratera. “A chuva alagou toda a rua e, quando baixou, estava daquele jeito. Tinha levado a rua”, relata a moradora Zoraia da Silva, de 50 anos.
Segundo ela, que está morando na cidade desde o final do ano passado, seu estabelecimento foi afetado pela situação. “Eu faço lanches para vender. Como ficamos ilhados, não pude trabalhar. Não tinha como sair para entregar”, lamenta Zoraia
Conforme a Defesa Civil, a manhã de quinta-feira ainda era de levantamento dos estragos. Equipes da Secretaria de Obras fizeram escoamento da água nos lugares em que foi possível. Ao todo, pelos menos 23 atendimentos foram realizados em razão das chuvas.
Correio do Povo