Evento reuniu, além do ex-técnico do Inter, amigos, conselheiros e ex-presidentes do Internacional.
Abel Braga, treinador mais vitorioso e um dos maiores ídolos da história do Internacional, campeão como treinador na Libertadores e no Mundial de Clubes de 2006, foi homenageado nesta segunda-feira com uma estátua de 90 quilos inaugurada junto ao Bar do Tato, em frente à Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), na praia de Atlântida, em Xangri-Lá, no Litoral Norte.
A escultura, idealizada pelos conselheiros Cláudio Bier, Aluízio Ribeiro e Carlos Marun, e construída pelo escultor Luiz Henrique Mayer, retrata o ex-técnico e hoje diretor técnico do clube sentado, vestindo uma camiseta do Inter e com uma taça de vinho na mão, marca que se tornou característica de Abel.
O evento, com aplausos, exaltações ao ex-técnico e a entoação do hino da equipe, reuniu centenas de pessoas, a exemplo de ex-presidentes do clube, como Marcelo Medeiros, Giovanni Luigi e Fernando Carvalho, além de amigos, apoiadores e torcedores. A estátua era um pedido antigo dos torcedores do Inter, e se tornou “questão de honra” depois do salvamento histórico do Inter nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2025.
Na ocasião, Abel assumiu como treinador e livrou o time do rebaixamento para a Série B. “Não é só a estátua em si, mas o carinho dos colorados, isto para mim é fundamental, e só faz aumentar cada vez mais esta relação minha com o clube e o torcedor. Encontrar amigos já é bom, e ainda mais com esta homenagem, não há nada melhor”, disse Abel, que inclusive “brindou” com uma taça vazia.
Estátua em homenagem a Abel Braga na praia de Atlântida









“Tenho um prestígio muito grande pelo Abel, que veio em uma hora muito difícli e nos tirou de uma situação horrorosa em que estávamos. Se tivéssemos caído para a segunda divisão, não sei o que seria do Internacional. O que nós fizemos para este homem é um fio de cabelo perto do que devemos para o Abel”, comentou Bier, ressaltando que, eventualmente a estátua deverá, em breve, ser transportada para Porto Alegre.
Questionado sobre se a próxima escultura para o ídolo colorado será no Estádio Beira-Rio, o conselheiro disse que “não depende de nós”. “Depende do Conselho, da diretoria, mas estamos dispostos a ajudar a fazer uma homenagem para o Abel lá”, afirmou ele. O Internacional avançou recentemente na construção de uma estátua em seu estádio, junto à do ídolo Fernandão, ou no Gigantinho.
O ex-presidente Fernando Carvalho disse que a homenagem demonstra que Abel está presente no dia-a-dia dos colorados. “Mais ainda agora, eternizado na praia de Xangri-Lá, com este monumento que foi feito em relação a ele”, disse o ex-mandatário do Internacional, acrescentando que 2026 é um ano especial para o clube, com outras homenagens sendo preparadas. Além dos 20 anos do primeiro título da Libertadores e do único Mundial, 2026 ainda marca os 50 anos do segundo título do Campeonato Brasileiro, conquistado em 1976.
Correio do Povo












