Nesta manhã, dia 12/02/2026, Polícia Civil, por meio do Núcleo de Operações Cibernéticas- NOC, da Divisão Especial da Criança e do Adolescente (DECA), com apoio de policiais da Delegacia de Osório e de peritos dos Instituto Geral de Perícias desencadearam a Operação Refúgio- Fase I, no município de Osório, em combate ao crime de armazenamento e/ou compartilhamento de arquivos de abuso sexual infantojuvenil.
As investigações, realizadas pelo Núcleo de Operações Cibernéticas (NOC/DECA), sob a coordenação do Delegado de Polícia André Ciardullo Mocciaro, Diretor da DECA, iniciaram em novembro de 2025, com o uso de ferramentas tecnológicas de monitoramento do ambiente virtual.
Após diversas diligências investigativas e a identificação do autor do possível delito, a autoridade policial representou ao Poder Judiciário pela expedição de mandado de busca e apreensão, o qual foi cumprido nesta manhã.
Uma equipe de Peritos da equipe de Informática Forense do Departamento de Criminalística do IGP participou da operação, realizando a perícia técnica preliminar nos dispositivos eletrônicos encontrados no local. Os dispositivos apreendidos foram encaminhados ao IGP para pericia definitva.
O Diretor do DPGV, Delegado Juliano Brasil Ferreira, destaca que a Operação Refúgio faz parte do plano de ações estipuladas pela Chefia de Polícia no planejamento de combate à criminalidade durante a Operação Verão da Polícia Civil.
A Polícia Civil e a Deca de Porto Alegre seguem vigilantes no combate ao crime contra crianças e adolescentes, inclusive no ambiente virtual, buscando responsabilizar criminalmente os autores destes crimes.
Lucas Filho














