A atividade teve a presença de familiares de um dos homenageados, de diretores das escolas das redes pública e privada, professores e de autoridades como o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o vice-prefeito, Ed Moraes, o secretário municipal de Educação Marcelo Reis, a bibliotecária, Adriana Costa e o professor e escritor, Delalves Costa.
“O objetivo é uma integração de todas as escolas para estimular o hábito da leitura, o raciocínio, o despertar. Sem leitura não se aprende. Se o município contribui com isso, estamos fazendo o nosso papel”, disse o prefeito Bolzan Júnior que também enalteceu os primeiros escritores osorienses do seu tempo.
“Um dos primeiros foi o seu Guido Muri e depois dele, várias gerações vieram”, parabenizando os familiares de escritores presentes e relembrou projetos de estímulo à leitura com livros itinerantes que passavam pelas residências dos alunos da rede municipal.
Na ocasião, a bibliotecária Adriana, leu o histórico dos homenageados Suely Braga, poetisa, professora e membro da Academia dos Escritores do Litoral Norte, já falecida e Antônio Stenzel Filho, primeiro escritor de Osório, falecido na década de 30 e falou da importância da atividade.
O professor Delaves fez uma retrospectiva dos concursos literários realizados por ele nas escolas para estimular a escrita e o planejamento para o lançamento do concurso no município. O vice-prefeito enalteceu a organização da Biblioteca Pública e a sua importância para a cidade.
“A nossa intenção é proporcionar que os nossos estudantes possam produzir. Ano passado fizemos o festival de música, que foi o Brisa e agregou todas as escolas. Queremos que Osório participe como um todo, fazer com que todos possam participar porque quem ganha é toda a educação de Osório”, disse o secretário Marcelo que ainda mencionou o seu pai, Solano Reis, escritor, como uma inspiração para a prática literária e presente no lançamento do concurso.
O Concurso Literário de Poesia Suely Braga e do Concurso Literário de Conto Antônio Stenzel Filho são destinados a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, abrangendo escolas públicas e privadas das redes municipal, estadual, federal e particular do município de Osório.
A iniciativa que pretende estimular a leitura, a escrita e a criatividade, permitindo que os estudantes expressem ideias, sentimentos e percepções por meio da poesia e do conto deve ter os seus ganhadores divulgados no Dia do Escritor Osoriense, na data de 8 de junho.
Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Avaliadora, e os finalistas receberão premiação de 1º, 2º e 3º lugares, além de Menção Honrosa.
Os textos premiados também vão integrar um livro, que será publicado e entregue aos autores selecionados.
Texto e fotos: Ascom PMO



















