Tricampeã olímpica caiu logo após a largada no downhill feminino e passa por avaliação médica.
A esquiadora norte-americana Lindsey Vonn sofreu uma queda grave durante a prova de downhill feminino dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, neste domingo (8), no Centro de Esqui Alpino de Tofane, em Cortina d’Ampezzo.
A atleta foi retirada da pista de helicóptero, sob aplausos do público presente.
Segundo informações da CNN, Vonn, de 41 anos, perdeu o equilíbrio logo após sair do portão de largada e não conseguiu completar o primeiro salto da descida em Cortina d’Ampezzo. Na sequência, caiu sobre o lado direito do corpo e rolou pela encosta da montanha.

O acidente encerrou de forma precoce o sonho de Lindsey Vonn de voltar ao topo do pódio olímpico no downhill feminino, alega o New York Times. De acordo com o jornal, Vonn havia rompido o ligamento cruzado anterior (LCA) apenas nove dias antes da prova, em Crans-Montana, na Suíça.
Após a queda, ela recebeu atendimento médico prolongado ainda na pista, e a competição ficou interrompida por cerca de 20 minutos até que a atleta fosse retirada de helicóptero.
Ainda não está claro se houve agravamento da lesão no joelho esquerdo ou se Vonn sofreu novos danos físicos em decorrência do acidente.
A esquiadora estava inscrita para disputar três provas nos Jogos de Milão-Cortina: downhill, team combined e super-G — estas duas últimas ainda previstas no calendário olímpico.
Estado de saúde
De acordo com a irmã da esquiadora, Karin Kildow, Lindsey Vonn está passando por avaliações médicas após o acidente ocorrido no início da manhã.
Em entrevista à emissora NBC, Kildow descreveu o episódio como assustador. “Com certeza, foi a última coisa que queríamos ver. Aconteceu muito rápido então, quando isso acontece, a primeira coisa que você quer é que ela esteja bem”, afirmou.
A irmã acrescentou que ainda não há informações detalhadas sobre o quadro clínico da atleta. “Ela foi levada de helicóptero, então vamos ter que esperar.
Ela tem todos os seus cirurgiões, sua equipe de fisioterapia e seus médicos aqui, então tenho certeza de que eles nos darão um relatório e nós a encontraremos no hospital em que ela estiver.
Acho que ela está sendo avaliada agora, é a única coisa que ouvimos, então espero que tenhamos mais notícias em breve”, completou.
Carreira
Considerada uma das maiores lendas do esqui alpino, Lindsey Vonn conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, além de dois bronzes ao longo da carreira olímpica.
Cortina d’Ampezzo tem um significado especial para a atleta: ao longo de sua trajetória, Vonn somou 12 vitórias na cidade italiana — seis no downhill e seis no super-G — consolidando-se como uma das maiores vencedoras da história da pista.
Correio do Povo












