Estrutura que deverá substituir antiga destruída por ressaca no começo do ano será construída por meio de licitação.
O monumento da rosa dos ventos, que desabou com a força de uma ressaca no início do ano, será reconstruído por meio de uma licitação a ser encaminhada pela Prefeitura de Osório, no Litoral Norte.
A estrutura, construída na década de 1980, era um dos símbolos do balneário de Atlântida Sul, e ficava na faixa de areia. Ela foi destruída pela força do mar em 4 de janeiro.
No entanto, a reconstrução não será feita nesta temporada de veraneio, de acordo com a Administração Municipal, que estima o valor do novo monumento em R$ 62 mil.
A Prefeitura informou que planeja pôr a nova estrutura em uma espécie de pedestal, para permanecer mais alto do que o anterior, bem como construir um paradouro, com bancos e pergolado, para apreciação da paisagem. Na volta, deverá haver um projeto urbanístico.
A ideia é que, ao contrário da anterior, a nova estrutura esteja localizada na orla, longe da areia. Assim que o projeto for finalizado, haverá a abertura da certame para a escolha de uma empresa responsável.
Após a destruição do monumento, a Prefeitura informou que um engenheiro da Administração esteve no local, e logo após foram encaminhadas as tratativas para recolocação da rosa dos ventos.
Na ocasião, havia um alerta vigente de ventos costeiros emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Confirme a Defesa Civil Estadual, a velocidade do vento alcançou 72 quilômetros por hora em Tramandaí e 68,4 quilômetros por hora em Capão da Canoa ontem, os dois maiores índices do Estado, assustando os veranistas que permaneciam na orla em meio ao feriadão de Réveillon.
Correio do Povo












