O monumento da Rosa dos Ventos, localizado na beira-mar de Atlântida Sul, em Osório, foi destruído por uma forte ressaca do mar no início de janeiro de 2026.
Foto : Pedro Piegas / CP Memória
O monumento da Rosa dos Ventos, localizado na beira-mar de Atlântida Sul, em Osório, foi destruído por uma forte ressaca do mar no início de janeiro de 2026. Foto : Pedro Piegas / CP Memória

Paradouro e mais longe da areia: Os projetos da Prefeitura de Osório para o novo monumento da rosa dos ventos

Estrutura que deverá substituir antiga destruída por ressaca no começo do ano será construída por meio de licitação.

O monumento da rosa dos ventos, que desabou com a força de uma ressaca no início do ano, será reconstruído por meio de uma licitação a ser encaminhada pela Prefeitura de Osório, no Litoral Norte.

INFORME PUBLICITÁRIO


Fortes Imóveis Vende chácara com lagoa em Osório

A estrutura, construída na década de 1980, era um dos símbolos do balneário de Atlântida Sul, e ficava na faixa de areia. Ela foi destruída pela força do mar em 4 de janeiro.

No entanto, a reconstrução não será feita nesta temporada de veraneio, de acordo com a Administração Municipal, que estima o valor do novo monumento em R$ 62 mil.

A Prefeitura informou que planeja pôr a nova estrutura em uma espécie de pedestal, para permanecer mais alto do que o anterior, bem como construir um paradouro, com bancos e pergolado, para apreciação da paisagem. Na volta, deverá haver um projeto urbanístico.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

 


 

A ideia é que, ao contrário da anterior, a nova estrutura esteja localizada na orla, longe da areia. Assim que o projeto for finalizado, haverá a abertura da certame para a escolha de uma empresa responsável.

Após a destruição do monumento, a Prefeitura informou que um engenheiro da Administração esteve no local, e logo após foram encaminhadas as tratativas para recolocação da rosa dos ventos.

Na ocasião, havia um alerta vigente de ventos costeiros emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Confirme a Defesa Civil Estadual, a velocidade do vento alcançou 72 quilômetros por hora em Tramandaí e 68,4 quilômetros por hora em Capão da Canoa ontem, os dois maiores índices do Estado, assustando os veranistas que permaneciam na orla em meio ao feriadão de Réveillon.

 

Correio do Povo

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados