Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Osório é base das operações aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) durante a Operação Verão 2026.
Assim como nas edições anteriores, a Escola Ildefonso Simões Lopes, popularmente conhecida como Escola Rural, foi escolhida para sediar o helicóptero e a estrutura necessária para os profissionais que atuam na prevenção e no combate a emergências na região.
Conforme o comandante, capitão Orestes, a escolha da Escola Rural se dá por se tratar de um ponto estratégico e de fácil referência, além de oferecer o espaço adequado para a instalação da base aérea.
Ele ressalta que as operações não interferem nas atividades escolares, já que o período coincide com as férias da rede estadual.
No local, também são instalados contêineres que servem como alojamento para os bombeiros, além de veículos de apoio, como o caminhão de abastecimento da aeronave.
Apesar de a base estar instalada em Osório, tanto a aeronave quanto os profissionais permanecem à disposição de toda a Operação Verão e podem ser acionados para atender ocorrências em qualquer região do Estado, conforme a necessidade.
A base aérea seguirá em funcionamento no município até o dia 22 de fevereiro.
No dia seguinte, 23, com o início das aulas da rede estadual, a estrutura será desmobilizada e a aeronave retornará para Canoas, onde fica sediada fora do período da operação.
Lucas Filho















