Ação apoiada pela Corsan Aegea combina atividades pedagógicas, práticas esportivas e conscientização socioambiental na praia de Atlântida.
A praia de Atlântida, em Xangri-Lá, foi calça de uma das ações do projeto Resgate Surf no Sul – Ano III, iniciativa de caráter educacional voltada à conscientização ambiental e à iniciação de crianças e adolescentes nas práticas de surfe e skate.
Desenvolvido com apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto é patrocinado pela Corsan, por meio do Instituto Aegea.
As ações no município contemplam 60 crianças e adolescentes, com atividades realizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e na faixa de praia, autorizada pela prefeitura. A programação é dividida em módulos, que integram conteúdos pedagógicos, esportivos e socioambientais.
Coordenador do projeto, o educador físico e ex-atleta de surfe, Carlos Alberto Diehl Junior, o Beto, explica que o esporte é utilizado como ferramenta para atingir objetivos maiores. “O projeto nasce de uma observação de mais de 20 anos, de que o jovem se afastou do esporte e se tornou mais sedentário. A gente quer tirar essas crianças do sedentarismo por meio de um programa de conscientização ambiental, usando o surfe e o skate como instrumentos para falar de sustentabilidade e compromisso com o planeta”, afirma.
Nesta etapa em Xangri-Lá, as atividades começaram com conteúdos sobre meio ambiente, mudanças climáticas e a relação dos esportes com a natureza. Nos próximos dias, os participantes avançam para temas como ecossistemas marinhos, fauna e aquecimento global, encerrando a programação com um mutirão de limpeza da praia, focado no microlixo, seguido de aula prática de surfe. “Sempre aparecem crianças com mais habilidade motora, e isso é importante para plantar uma semente para o futuro do esporte. Mas, para nós, o mais importante é a limpeza da praia e a consciência ambiental que fica”, destaca Diehl.
A Corsan reforça que o apoio ao projeto está alinhado à sua atuação socioambiental. Segundo Luciano Brandão, gerente de Relações Institucionais da empresa no Litoral Norte, a Corsan busca aproximar-se dos seus clientes a partir de pictogramas sociais e projetos incentivados. ” E aqui salienta-se a atenção com jovens e crianças no sentido de formarmos a consciência ambiental responsável, bem como tudo o que se refere aos benefícios do consumo de água potável e da coleta e tratamento do esgoto cloacal”, diz.
Em sua terceira edição, o Resgate Surf no Sul já passou por Torres, em dezembro, e seguirá para outros municípios do Litoral Norte e Sul do Estado entre fevereiro e maio, reforçando o esporte como ferramenta de educação ambiental e inclusão social.

Correio do Povo












