Vinhos Tradição, de Caxias, estão entre as 16 amostras mais representativas da Avaliação Nacional de Vinhos
Rótulo Lembranças Moscato Giallo obteve destaque entre os vinhos brancos finos
O Moscato Giallo, dos Vinhos Tradição (Vinícola Grutinha), ficou entre as 16 amostras mais representativas da 33ª Avaliação Nacional de Vinhos. O evento, que ocorreu neste sábado (25/10), em Bento Gonçalves (RS), destacou as melhores bebidas da safra 2025. O vinho faz parte da linha Lembranças e obteve a distinção dentro da variedade branco fino seco aromático. Além disso, a vinícola também figurou entre os 30% mais representativos da safra na categoria Vinho Tinto Seco, com o Tannat.
Com um visual límpido, brilhante e coloração amarelo-esverdeado, o Moscato Giallo apresenta aroma de frutas cítricas, como a maçã-verde. Imprime um paladar harmônico com elegância, além de um final agradável e marcante. Na última safra, foram produzidas mais de 9 mil garrafas com uvas cultivadas em vinhedos de Caxias do Sul e Farroupilha.
“Neste ano, conseguimos superar a qualidade da última safra. A uva moscato estava excepcional. Além disso, investimos em tecnologia e modernas técnicas de produção. O resultado é o reconhecimento dos nossos vinhos em diferentes concursos e avaliações. Esse resultado obtido na Avaliação Nacional de Vinhos nos enche de orgulho e coroa um trabalho de décadas de muito esforço e dedicação à vitivinicultura”, afirma o cantineiro Volnei Sirtoli.
Ao todo, 76 vinícolas de nove estados brasileiros inscreveram 533 amostras. É o maior número entre todas as edições do evento. Só no segmento Vinho Branco Aromático, no qual a Tradição obteve destaque, foram 55 inscritos. Para o diretor de mercado dos Vinhos Tradição, Márcio Sirtoli, estar entre as 16 amostras mais representativas de todos os segmentos é também um reconhecimento para todas as vinícolas de Caxias do Sul.
“Nossa cidade produz bebidas de excelência, que são capazes de concorrer com grandes vinícolas. Esse resultado mostra que é possível obter destaque quando se trabalha pela qualidade de todo o processo, desde o cultivo da uva, passando pela elaboração do vinho até a comercialização. Toda nossa equipe está de parabéns”, destaca.

Sobre os Vinhos Tradição
Foi a partir do plantio de videiras, vindas da Itália com seus avós, que Luis Sirtoli deu início à história dos Vinhos Tradição. Durante décadas, a produção de uvas de excelente qualidade foi a principal atividade econômica da família. Já nos anos 1970, foi criada a vinícola para a produção de vinhos de mesa. Mais tarde, o portfólio foi ampliado para os vinhos finos.
Hoje, a empresa produz mais de 50 itens entre vinhos, espumantes, sucos de uva e frisantes. Atua em dez estados brasileiros, sendo os principais mercados Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A projeção para 2025 é de um crescimento de 15% nas vendas, consolidando-se como uma das principais vinícolas de Caxias do Sul.
Sobre a Avaliação Nacional de Vinhos
A Avaliação Nacional de Vinhos é promovida desde 1993 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Mesmo seguindo um regulamento formal, não é considerado um concurso, mas sim, um evento de caráter educativo para promover o vinho brasileiro e divulgar práticas de degustação e apreciação dos vinhos. É o único do gênero no mundo.
Todo o processo de avaliação é rigoroso, desde a coleta das amostras nos tanques de aço inox e barricas de carvalho até a degustação de seleção, que é feita às cegas por 90 enólogos que obedecem regras internacionais. Dessa etapa, saem os 30% mais representativos entre todos os inscritos. Entre eles, apenas 16 amostras são selecionadas para serem apresentadas ao público e comentadas por especialistas e admiradores do mundo dos vinhos no grande evento que reúne cerca de 800 pessoas em Bento Gonçalves.
Foto no evento: Jeferson Soldi












