Em cerimônia marcada para as 17h desta segunda-feira (7), o deputado estadual Luiz Marenco (PDT) entregou as medalhas da 55ª e 56ª legislaturas a personalidades que deixaram um legado histórico nos segmentos da saúde, cultura e solidariedade no Rio Grande do Sul.
O evento tem como local o Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.
Algumas das homenagens são póstumas, com a presença de familiares dos protagonistas.
A lista inclui médicos, artistas, empresários e voluntários de destaque.
Honraria póstuma
– Welton Goularte Terres: médico natural de Canguçu, fundamental para a instalação e construção do Hospital de Caridade da cidade.
– Telmo de Lima Freitas: cantor e compositor que deixou um vasto legado poético-musical à cultura gaúcha.
– Glênio Fagundes: poeta, compositor, apresentador de rádio e televisão, com ampla atuação na valorização da cultura do Rio Grande do Sul.
– Luiz Carlos Borges: músico e compositor com reconhecimento internacional, considerado o principal chamamecero gaúcho.
Honraria presencial
– Leonel Gomez: cantor, compositor e acordeonista que enaltece a cultura fronteiriça com sua obra musical.
– Sérgio Francisco Benini: empresário reconhecido por sua atuação voluntária e heroica no resgate de moradores de Roca Sales durante a enchente que assolou o Estado.
Coma a palavra, o autor
Natural de São Jerônimo, o cantor nativista Luiz Marenco tem 60 anos e cumpre segundo mandato. Sua atuação parlamentar tem sido pautada, dentre outras ações, por iniciativas de reconhecimento a personalidades gaúchas.
“Nossa missão como legisladores vai além das leis. É também preservar memória e valores que fortalecem a dignidade e identidades coletivas”, destaca. “As homenagens desta segunda-feira são um gesto de gratidão a figuras emblemáticas do Estado, construindo um futuro com raízes firmes no passado.”
(Marcello Campos)
osul.com.br