Local será desativado no próximo dia 20; uma campanha está sendo realizada para que os cães consigam um lar em definitivo e os que não forem adotados serão realocados no Bem-Estar Animal.
O abrigo emergencial Palmira Gobbi, criado de forma provisória para acolher animais vítimas das enchentes de maio de 2024, em Canoas, está com os dias contados.
O galpão, que fica no fim da rótula do estacionamento da Ulbra, será desativado em 20 de julho, mas ainda abriga 54 cães de médio porte, a grande maioria, machos. Todos têm nome, atendem por ele e aguardam por afeto e um novo lar.
A médico-veterinária Camila Schmitz, divide o sentimento de alegria e ao mesmo tempo de angústia e apreensão. “Todos estão vacinados, castrados e microchipados. Estão prontos para começarem uma nova história em um novo local. Eles merecem uma nova chance.”
Desde a criação do espaço, mais de 2 mil animais passaram pelo abrigo, recebendo cuidados e muito carinho. Todos os dias os voluntários se dividem em turnos e realizam passeios com os cães que têm seus recintos.
Alguns dormem em duplas. “Tudo que é emergencial, provisório, tem um período de duração. Este local não tem uma estrutura adequada. Nem para os animais e nem para os voluntários que, hoje são entre 10 e 15 pessoas.”
Camila conta que até setembro do ano passado o brigo era mantido por voluntários e donativos. Depois desse período, a prefeitura assumiu os custos e toda a demanda dos animais, com ração, tratador, veterinários, insumos e medicamentos.
ANIMAIS GANHARÃO UM RECINTO ANEXO
Com a desativação do abrigo, os animais que restarem serão remanejados para o Bem-Estar Animal, na avenida Boqueirão.
A titular da Secretaria do Bem-Estar Animal, Paula Lopes, conta que hoje cerca de 300 estão acolhidos no local. “Estes estão nos seus recintos que já existem e que estamos fazendo algumas melhorias, mas para os cães do Palmira Gobbi está sendo criada uma estrutura anexa, totalmente nova, no mesmo terreno.
E os voluntários são bem-vindos para continuarem a fazer as visitas no local.” Segundo Paula, desde que assumiu a secretaria o que tem feito é fomentar entre a população, não só de Canoas, mas da região a adoção responsável de animais.
Correio do Povo