Evento no Parque Harmonia segue com degustação e palestras temáticas até às 22h deste sábado.
A Capital Mundial do Churrasco tem agora um evento à altura para celebrar a arte do assado, com a realização do 1º Festival Mundial do Churrasco, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, neste sábado, até às 22h.
O evento, promovido pelo Festival Destemperados e Grupo Austral, tem expectativa de reunir cerca de mil pessoas, em áreas como a degustação livre de variedades de carne de todo o Rio Grande do Sul, feira temática, espaço de cutelaria, além do Churras Summit.
O evento paralelo de conhecimento conta com palestras sobre técnicas, histórias, curiosidades e dicas para o preparo do churrasco.
Nove estações de assado na brasa também estão disponíveis. Segundo o sócio-diretor do Grupo Austral, Vinícius Garcia, o festival foi gestado há alguns anos, e o evento de 2025 promete ser o embrião de outras iniciativas espalhadas pela cidade, projetando um mês de atividades já em 2026.
“Queremos promover um novo momento turístico em Porto Alegre, para trazer o turista de fora do Estado e também movimentar o turismo interno. Nosso objetivo é trabalhar com esta inspiração, ampliar esta entrega nas churrascarias, casas de assado, frigoríficos, aeroporto, entradas da cidade, tudo com inspiração no churrasco. E, a partir deste ponto, trabalhar com o turismo em si, com as agências e entidades fomentadoras”, salientou ele. A curadoria do festival é do chef Marcos Livi, idealizador da experiência “A Ferro e Fogo”.
O proprietário do Restaurante Santo Antônio, churrascaria mais antiga do Brasil, Rafael Aita, disse ser uma grande honra participar do evento, em que o estabelecimento trouxe o costelão 12 horas, especialidade da casa. “Acho que este é o corte preferido de todos os gaúchos. Temos muito prazer em manter acesa a chama da tradição do restaurante e do churrasco, toda esta cultura, porém temos que inovar cada vez mais. O evento é, também, uma boa oportunidade de fazer novos contatos e reforçar os já existentes”, salientou Aita.
Já o prefeito Sebastião Melo passou pelo festival, sendo ele uma ferramenta com capacidade transformadora social e empreendedora, segundo o chefe do Executivo. “O churrasco é um dos símbolos da gastronomia do Rio Grande do Sul, e existem experiências de vários pontos do Estado, do Brasil, mas o melhor churrasco é o do Rio Grande. E queremos, cada vez mais, construir um conceito que precisamos dentro do produto turístico, para que as pessoas venham para cá e deixem dinheiro novo circulando, com geração de emprego e renda, porque é isto o que mais importa”, comentou ele.

Correio do Povo