Guarda Municipal agiu rapidamente acolhendo um adolescente e duas crianças, uma delas com queimaduras pelo frio.
Duas crianças e uma jovem foram resgatadas em situação de vulnerabilidade, apresentando sinais de hipotermia, fome e vestimentas inadequadas na tarde da segunda-feira (30) no Centro de Porto Alegre.
A ação foi realizada pela Guarda Municipal.
O trio foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da DECA (DPPA/DECA), onde foi registrado boletim de ocorrência e acionado o Conselho Tutelar, que providenciou o acolhimento institucional.
A 2ª Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias em que as crianças foram localizadas desacompanhadas na área central da Capital e em dos dias mais frios do ano.
Conforme o delegado Raul Vier, após diligências na manhã desta quarta-feira, 2, no abrigo onde as crianças estão acolhidas e à Reserva Indígena Guarani, os pais das crianças, que são irmãs, foram identificados.
Além disso, a Polícia constatou a jovem que acompanhava as crianças e que se apresentou como uma adolescente de 17 anos, na verdade trata-se de uma mulher adulta, com 19 anos.
As crianças teriam 2 e 7 anos, porém o delegado explica que “como ninguém tem documentos” ainda não há certeza.
“Os responsáveis pelas crianças e a referida mulher serão formalmente intimados para prestar esclarecimentos”, afirma o delegado.
“A Polícia Civil segue com as diligências investigativas em andamento, respeitando os direitos fundamentais e os costumes da comunidade indígena envolvida, e reitera seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes”, conclui Vier.
Correio do Povo