Fogo começou em um transformador na tarde desta sexta-feira, interrompendo o fornecimento de energia à planta da Braskem, que ativou os flares de segurança.
Um incêndio foi registrado em uma subestação de energia da RGE no Polo Petroquímico de Triunfo, na tarde desta sexta-feira (14). O fogo, iniciado por volta das 15h30min, não causou vítimas, mas provocou a evacuação do local devido à intensa fumaça.
O Corpo de Bombeiros atua no combate às chamas em subestação. Suspeita-se que o incêndio tenha começado em um transformador. Não houve explosão.
Após o incidente, houve interrupção no fornecimento de energia, que afetou o funcionamento de unidades de polímeros e reatores da Braskem, levando ao acionamento dos flares da indústria.
A Braskem, operadora no polo, confirmou que, devido à falha elétrica, está utilizando o dispositivo de queima de gases residuais em duas unidades desde o início da tarde.
A empresa destacou que o flare é um mecanismo de segurança controlado.
Equipes de emergência da Braskem estão gerenciando a situação, sem danos reportados ao meio ambiente ou à segurança dos funcionários. Zero Hora fez contato com a RGE e aguarda uma posição da companhia responsável pela subestação.
Flare é o dispositivo que faz a queima controlada de gases residuais do processo industrial em casos de parada da produção. Filipe Serena / Arquivo pessoal
Processo de queima dos gases pelo flare é feita no alto de uma torre, onde há chamas. Filipe Serena / Arquivo pessoal
Leia a íntegra do comunicado da Braskem
“A Braskem informa que está operando com o flare acionado em duas de suas unidades operacionais do Polo Petroquímico de Triunfo desde o início da tarde desta sexta-feira (14/02) devido a um distúrbio operacional causado por falha elétrica.
Com uma chama que pode ser vista à distância, o dispositivo de segurança é integralmente controlado e previsto, seguindo os mais rigorosos padrões e normas internacionais de segurança da indústria para a queima controlada de eventuais gases residuais.
Equipes da brigada de emergência estão atuando no controle da situação. Não houve dano ao meio ambiente ou à segurança dos integrantes da companhia.”
gauchazh.clicrbs.com.br