Previsão é de temperaturas excessivamente altas, com marcas que podem atingir até 43ºC.
Uma onda de calor de longa duração vai se instalar no Rio Grande do Sul no começo desta semana, conforme dados analisados pela MetSul Meteorologia.
O período de calor excessivo associado a uma bolha de calor no Norte da Argentina, deve potencializar a ocorrência de temporais isolados, que localmente podem ser fortes a severos.
A escalada da temperatura tem início neste domingo, com forte aquecimento favorecido pelo tempo aberto e o ingresso de ar mais quente no RS. As máximas no Oeste gaúcho, especialmente na fronteira com a Argentina, podem atingir marcas de 36ºC a 38ºC.
Na Grande Porto Alegre, os termômetros marcam entre 33ºC e 34ºC.
A temperatura vai seguir se elevando durante a segunda-feira. As máximas à tarde vão atingir valores entre 37ºC e 39ºC do Centro para o Oeste e o Noroeste gaúcho.
Já na área metropolitana, os termômetros devem indicar à tarde máximas de 34ºC a 36ºC na maior parte das cidades.
O calor se intensifica ainda mais na terça-feira, que será um dia escaldante. Um grande número de municípios do estado terá máximas acima de 35ºC.
Cidades do Centro e do Sul do estado, assim como da Grande Porto Alegre, devem ter máximas que devem atingir de 36ºC a 39ºC. No Oeste, as máximas superam os 40ºC.
A quarta-feira será um dia parecido e tórrido. Novamente, grande parte do RS terá calor excessivo, com máximas superiores a 35ºC, inclusive em algumas cidades da Serra. A Grande Porto Alegre deve ter marcas de 37ºC a 38ºC em diversos municípios da região. No Oeste, as máximas podem ficar entre 40ºC e 42ºC.
Na quinta-feira, com aumento de nuvens e chuva em parte do estado, a temperatura se eleva menos na maior parte do território gaúcho. Mesmo assim, será um dia muito quente e com abafamento pelo aumento da umidade.
A região metropolitana pode ter até 32ºC a 34ºC, mas no Oeste, as marcas podem variar de 36ºC e 39ºC.
Na sexta, a madrugada será quente e muito abafada, precedendo mais um dia de forte calor. Em vários pontos, nuvens e pancadas de chuva limitam um maior aquecimento. Entretanto, o Oeste do estado deverá seguir com máximas de 37ºC a 38ºC.
No próximo fim de semana, após o calor extremo ceder brevemente, a temperatura pode ter uma nova escalada, especialmente a partir do domingo que vem, que pode ser muito quente no território gaúcho, com máximas no interior do estado de até 37ºC a 39ºC.
Dados analisados pela MetSul Meteorologia sugerem que o calor deve seguir intenso a extremo no Rio Grande do Sul na próxima semana, então este não deve ser um episódio de calor excessivo de apenas uma semana e pode durar até 10 ou 15 dias no território gaúcho.
Como o tempo de prognóstico ainda está distante, com dez dias à frente, o cenário não está ainda consolidado e pode ter mudanças, mas algumas simulações projetam a chance de máximas na semana que vem ainda mais altas do que nesta que está se iniciando com marcas de até 43ºC no interior e talvez ao redor de 40ºC na Grande Porto Alegre.
O calor excessivo vai favorecer a ocorrência de temporais isolados fortes a severos, mas em poucos lugares e de forma muito localizada, conforme a MetSul. Pancadas isoladas de chuva ocorrem entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná já neste domingo e na segunda-feira.
Na terça, as pancadas podem chegar a outros lugares mais ao Sul gaúcho. A instabilidade aumenta na segunda metade da semana, especialmente entre quinta e sexta.
A chuva, entretanto, será irregular e mal distribuída, embora forte a intensa de forma muito localizada.
Correio do Povo