Para viver mais e melhor, é importante atentar para possíveis comorbidades, principalmente do sistema circulatório.
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010.
Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023.
Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avanço da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento.
“Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a cirurgiã vascular Allana Tobita, membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
⚠️ Como prevenir?
Para evitar situações extremas, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes de chegar à terceira idade.
Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos e o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana Tobita.
Outra medida de precaução para melhorar a circulação do corpo são as meias de compressão. A cirugiã vascular afirma que “a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica”.
Elas funcionam como uma “bomba da panturrilha” e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração.
Existem diversos modelos no mercado, como os da marca de soluções de compressão médica Sigvaris Group, que possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por retenção de líquidos, inchaços e dores.
🥗 Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da do cuidado e prevenção de doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”,
comenta a cirurgiã.
😴 Cuidado com a mente e o sono
Allana também recomenda a importância do sono saudável e controle do estresse.
Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que, por consequência, afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Correio do Povo