Futuro Secretário de Saúde de Osório, Dr. Gonzalo, destaca prioridades em entrevista à Rádio Jovem Pan.
Em entrevista concedida à Rádio Jovem Pan, o futuro secretário de saúde de Osório, Dr. Gonzalo Rafael Pintos, compartilhou sua visão e metas para a gestão à frente da pasta.
Pintos, que já ocupou o cargo durante o mandato do Prefeito Romildo Bolzan Jr. em 2005, destacou que, apesar de acreditar que não seria mais o seu momento, decidiu aceitar o desafio por entender que sua experiência pode contribuir significativamente para a cidade.
Uma das principais promessas de campanha do prefeito eleito Romildo Bolzan Jr. é zerar as filas de exames, e Gonzalo afirmou que essa será sua prioridade.
Para atingir esse objetivo, ele pretende incorporar metodologias bem-sucedidas aplicadas durante a pandemia de Covid-19, como a telemedicina.
“75% do diagnóstico é dado na conversa”, ressaltou o médico, ao defender que a telemedicina pode ser uma solução prática para agilizar atendimentos e suprir demandas que podem ser resolvidas remotamente por especialistas.
Gonzalo, que participou do processo de transição, destacou que, embora o município enfrente desafios financeiros, o orçamento destinado à saúde é suficiente para ampliar os atendimentos na atenção básica, principalmente nos postos de saúde.
Ele vê isso como um ponto estratégico para melhorar a qualidade de vida da população.
Outro tema central da entrevista foi a situação do Hospital São Vicente de Paulo.
Gonzalo afirmou estar acompanhando de perto o assunto com o prefeito eleito e conversando com as interventoras responsáveis pela gestão da instituição.
Ele mencionou que uma possível desapropriação do hospital só será um bom negócio caso o valor cubra as dívidas com os credores, evitando que isso se transforme em uma carga financeira para o município.
O médico também destacou que, se o hospital for assumido por uma instituição privada, será essencial garantir a continuidade dos atendimentos pelo SUS, de forma a atender às necessidades da população.
Lucas Filho