O Festival de Danças Populares do Espírito Santo, realizado na capital Vitória desde 2022, tem se consolidado como um dos principais eventos culturais do país, promovendo a diversidade e a riqueza das danças tradicionais brasileiras.
Neste ano, entre os dias 22 e 26 de maio, o festival reúne cerca de 20 grupos de dança popular de diferentes regiões do Brasil, proporcionando um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e tradições.
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Serra, de Osório, é o representante gaúcho nesta que é a terceira edição do evento.
A participação do grupo, conforme explica Soraia Ibañez, que acompanha a delegação, não é competitiva, e sim uma demonstração da cultura gaúcha.
Além disso, o grupo montou uma banca durante o festival para arrecadação de material escolar, que será destinado as crianças que perderam tudo na enchente que atingiu o estado gaúcho. “Muitos trouxeram roupas, e a gente vai levar também”. Afirma Soraia.
O convite para participar do festival foi recebido com grande entusiasmo pelo CTG Estância da Serra, que trouxe ao Espírito Santo seu grupo juvenil.
A programação do festival, que segue até este domingo, dia 26, inclui além das danças, oficinas, palestras e exposições que exploram a diversidade cultural do Brasil, proporcionando uma experiência rica e educativa tanto para os participantes quanto para o público.
Lucas Filho