Victórya Leal venceu a 5ª edição do prêmio “Mude o Mundo como uma Menina” na categoria “Visionária”.
A jovem cientista Victórya Leal, natural da cidade de Osório, foi a vencedora da 5ª edição do prêmio “Mude o Mundo como uma Menina”, na categoria “Visionária”. A plataforma educacional Força Meninas anunciou as vencedoras, na noite desta terça, as vencedoras da 5ª edição em um evento online. Mais de 300 meninas de 13 a 21 anos de todo o Brasil inscreveram suas iniciativas e ações comunitárias no projeto que visa incentivar o desenvolvimento e a entrada das jovens em áreas Stem (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
Entusiasta da economia circular, a jovem Victórya idealizou o projeto “Fidere”, um aplicativo e-commerce para conectar brechós e associações femininas. Conduziu uma pesquisa com 508 jovens, coletando 16 mil dados através de modelagem de equações estruturais. Ela criou um modelo matemático inédito do comportamento dos jovens brasileiros na economia circular e, a partir disso, desenvolveu o jogo de tabuleiro e aplicativo “Eco-Socius”, voltado à educação para o desenvolvimento sustentável, buscando democratizar o conhecimento para jovens da educação básica.
A plataforma educacional Força Meninas, criada para fomentar o potencial das meninas, premiou jovens de destaque em todo o país. A seleção foi feita por mulheres profissionais que são referência em suas áreas de atuação, como Pascale Thivierge, gerente do Programa de Diplomacia Política e Pública do Consulado do Canadá, em São Paulo; Gal Barradas, executiva, líder estratégica, e investidora em startups com foco em tecnologia, inovação e diversidade; Elisa Gatti, musicista, produtora de conteúdo e consultora de comunicação da Arca; e Simoni M. Gheno, engenheira mecânica e gestora da Inova Centro Paula Souza.
São seis categorias individuais do prêmio: criativa, líder, determinada, visionária, pioneira e mobilizadora (disputada apenas por ex-premiadas), além de projetos coletivos na categoria Juntas Somos Força. Diante da qualidade das inscrições, a Força Meninas abriu um reconhecimento adicional na categoria individual como menção honrosa. Este reconhecimento é uma forma de premiar as participantes, independentemente da categoria inscrita, na sua competência individual.
Correio do Povo