34ª edição do Festival Internacional de Balonismo de Torres é lançada oficialmente

Evento ocorrerá entre 1º e 5 de maio de 2024 com mais de 70 balões percorrendo os céus de Torres. (Foto: Divulgação)

O 34º Festival Internacional de Balonismo foi oficialmente lançado, nesta semana, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite e autoridades.

Neste ano, a programação do Festival, que acontece entre os dias 1º e 5 de maio, envolverá mais de 70 balões nos cinco dias de evento pelo céu de Torres, no Litoral Norte Gaúcho.

O governador Eduardo Leite ressaltou que o evento fomenta o turismo na região. “Que maravilha governar esta terra que possui tantos encantos e belezas, além de atrações como esta.

Temos a capital do balonismo, a cidade de Torres, proporcionando uma experiência absolutamente diferenciada e deslumbrante, o que faz com que as pessoas guardem essas imagens na memória e divulguem, o que é especialmente positivo para o Rio Grande do Sul”, afirmou.

“O balonismo é um evento, mas acima de tudo é um momento turístico. Com o título de Torres de Capital Nacional do Balonismo, temos a oportunidade de uma promoção turística muito eficiente nesse sentido. Países como a Turquia, com a Capadócia, nos inspiram a promover uma experiência similar em nosso território, que tem um grande potencial de crescimento”, ressalta o secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

“Trata-se de um esporte que não é mais de Torres, mas sim do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Esse é o maior evento do esporte na América Latina e o terceiro maior do planeta. Estamos aqui convidando para que todos possam aproveitar um pouco dessa experiência neste ano”, enfatizou o prefeito de Torres, Carlos Souza.

 

Festival

O Balonismo nasceu em 1989, a partir de uma ideia do Sindicato dos Hoteleiros da cidade em parceria com outros empresários locais. O objetivo deles era trazer um evento novo, que movimentasse a economia local. Na época, o único festival que acontecia na região era a Febanana, evento agrícola da cidade que teve duas edições em Torres, mas que não se perpetuou.

O primeiro evento foi um sucesso, apesar do mau tempo. Os ventos e chuvas do mês de outubro não eram muito apropriados para os voos de balão. Por isso, logo na sua segunda edição, o festival passou por duas transformações importantes.

A primeira foi na data de realização, que acabou sendo transferida para o final do mês de abril e início do mês de maio, onde o tempo e a temperatura são mais agradáveis para quem voa de balão. A segunda foi o nome do festival, que acabou ficando mais objetivo e se tornou apenas “Festival de Balonismo”.

O sucesso do Festival de Balonismo entrou numa crescente ao longo dos anos. Em 1999, o evento se tornou internacionalmente reconhecido e mudou seu nome para Festival Internacional de Balonismo e hoje pessoas do mundo inteiro vêm para ver ou participar do evento.

Desde janeiro deste ano, conforme a Lei Federal nº 14.808, Torres é considerada a Capital Nacional do Balonismo.

 

osul.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas