Volume de chuva previsto para o final desta semana no RS preocupa meteorologistas

Segundo especialistas, os volumes devem ser inferiores aos registrados em maio, mas preocupantes. Neimar De Cesero / Agência RBS

Especialistas apontam que os sistemas serão semelhantes aos que atuaram em maio, mas menos expressivos.

Precipitação deve começar na sexta-feira (14) e se intensificar no domingo (16), quando pode ultrapassar os 100 milímetros de acumulado.

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul no final desta semana, com previsão de volumes preocupantes, acima de 100 milímetros.

Conforme especialistas, os sistemas meteorológicos serão semelhantes aos que atuaram em maio, só que menos expressivos.

A Sala de Situação do Estado garante que não são esperadas grandes cheias, mas há condições para alagamentos e aumento dos níveis de arroios e córregos menores.

Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, ressalta que os modelos meteorológicos apresentam divergências em relação ao volume de chuva esperado e que será possível ter maior clareza sobre a previsão mais perto do final da semana.

De toda forma, o cenário indica que a chuva chega ao RS na sexta-feira (14) e deve se intensificar no decorrer dos dias, podendo, no domingo (16), ultrapassar os 100 milímetros.

Isso ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão, que se desloca do Paraguai em direção ao oceano, passando pelo território gaúcho, explica Vanessa Gehm, meteorologista da Sala de Situação.

Também há uma massa de ar quente que atua na região central do Brasil, causando um bloqueio atmosférico, que canaliza todo o fluxo de umidade da Amazônia sobre o Estado e impede o avanço das frentes frias.

Todos esses fatores colaboram para que a chuva se concentre no sul do país — uma configuração bem semelhante àquela registrada no mês passado. Os especialistas destacam que os volumes serão inferiores, mas ainda preocupantes.

— A preocupação é justamente porque temos um cenário muito parecido com o que já vimos: um “apertamento” das instabilidades no sul do Brasil, como tivemos ao longo do último mês. E é muito volume para pouco tempo, já que a média mensal de chuva para o RS deve variar entre 100 e 150 milímetros. Essa quantidade se concentrará quase toda em três dias. A chuva vai aumentando até domingo, é gradativa, mas é algo que preocupa — aponta Borges.

De acordo com Vanessa, na sexta-feira, há condição de chuva moderada na região sul do RS e na fronteira com o Uruguai.

A previsão indica temporais isolados, mas nada muito significativo.

No sábado (15), essa instabilidade se espalha pelo Estado, com chance de até 50 milímetros em algumas áreas, como Sul, Centro e Região Metropolitana.

 

Risco de alagamentos

No domingo, a chuva se intensifica ainda mais, com volumes mais significativos (entre 70 e 110 milímetros) no Centro, Noroeste, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte. A instabilidade poderá estar acompanhada de vento com rajadas de até 70km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

— É bastante quantidade, mas deve ser pontual. Em alguns locais pode se observar esse volume e, em outros, não. Mas é pouco tempo, se pensarmos nos bueiros e na situação do Estado, isso traz preocupação, porque traz risco de alagamentos e elevação de arroios e córregos menores — acrescenta Vanessa.

Em outras áreas, como Sul, Oeste e Campanha, o acumulado de chuva pode variar entre 20 e 40 milímetros, afirma o meteorologista da Climatempo.

 

E a próxima semana?

Para segunda-feira (17), os modelos meteorológicos ainda apresentam divergências, mas indicam condição de instabilidade no RS.

— A próxima semana seguirá com tempo bastante instável. Por enquanto, o que estamos vendo é até dia 20 com alguma chuva pontualmente volumosa, só não conseguimos definir ainda as áreas mais afetadas — conclui Vanessa.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas