Se você sempre sonhou em calçar um par de tênis e sair por aí correndo para melhorar a resistência e dar um up na saúde, a hora de realizar esse sonho é agora: a corrida é um esporte benéfico que, além de fazer bem para o corpo, traz a sensação de liberdade e satisfação.
Mas como dar o primeiro passo sem se sentir perdido? Fique de olho nas dicas valiosas a seguir, que vão te ajudar a começar a correr com o pé direito.
Antes de se alongar e dar largada nas passadas, que tal entender como a corrida está lado a lado com a sua saúde? “Previne doenças cardiovasculares, como infarto; melhora a qualidade do sono; combate a depressão; diminui o risco de diabetes, AVC e câncer; estimula a formação de neurônios e melhora a memória e o sono, fortalece os ossos, diminuindo o risco de osteoporose; ajuda a emagrecer, já que favorece a queima gordura; melhora o condicionamento físico e a respiração, entre muitos outros benefícios”, enumera o professor do curso de Educação Física da Estácio, Hirlon Braga.
O educador físico também ressalta como é importante aquecer e alongar. “São etapas fundamentais para praticantes de atividades físicas.
Eles evitam lesões, aumentam a flexibilidade e melhoram a mobilidade do corpo. Para iniciantes, sugere-se realizar alongamento dinâmico antes do exercício e aquecimento para obter o estado psíquico e físico ideais”, explica Hirlon.
E até dar atenção na pisada é valioso para não se prejudicar enquanto corre. “Para velocidade e provas curtas, opte por um tênis com tecnologias que melhorem o desempenho. Escolha também um modelo com pisada neutra, que ofereça alto amortecimento para minimizar o impacto e maximizar o retorno de energia. Considere, ainda, características como amortecimento, tipo de sola, respirabilidade e teste de conforto ao experimentar”, destaca o profissional.
Já está pronto para correr? Hirlon também separou mais dicas para te ajudar no processo:
– Faça exames médicos antes de começar;
– Procure um treinador de corrida ou assessoria esportiva;
– Defina metas;
– Incorpore técnicas de corrida;
– Atenção à nutrição e hidratação;
– Esteja de olho no descanso;
– Aposte na progressão gradual;
– Escolha uma prova de rua para começar a correr. “Além disso, considere treino de fortalecimento, use acessórios como aliados, não economize no tênis, consulte um nutricionista e organize seus horários e tenha disciplina”, finaliza.
Usina de Notícias