Vale do Taquari sofre novamente com enchentes

Defesa Civil estadual informou que recebeu registros de ocorrência em 45 municípios

jpeg-13-1024x512 Vale do Taquari sofre novamente com enchentes

A cidade de Rolante está ilhada por causa das cheias | Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP

A região do Vale do Taquari voltou a ser fortemente afetada por enchentes neste sábado. O Rio Taquari chegou a 25,04 metros em Lajeado; 20,1 metros em Muçum; e 17,66 metros em Encantado nesta manhã.

Em Lajeado, 105 famílias (cerca de 290 pessoas) estão abrigadas no Parque do Imigrante. Segundo a Defesa Civil da cidade, a projeção é de uma cheia de 28 metros. A água do rio Taquari já deixa ao menos 15 ruas alagadas.

A orientação da Defesa Civil do município é que as famílias que residem na área considerada como “Cota 25”, ou seja, que registra alagamentos quando o rio atinge 25 metros, já comecem a organizar seus pertences para saírem de casa imediatamente.

Paranhana e Serra
Outro ponto atingido com força pelo temporal foi o Vale do Paranhana e Serra. O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, registrou um acumulado de 132 milímetros de chuva na região em menos de 20 horas. A Defesa Civil de Igrejinha divulgou uma nota informando que há risco iminente de transbordo de rio Paranhana e arroios. Há relatos de famílias desabrigadas na cidade. Além disso, uma queda de barreira resultou no bloqueio parcial da ERS 115 em Três Coroas. A previsão de liberação total da via é de 4 horas. A cidade de Rolante está ilhada por causa das cheias.

Já Caxias do Sul decretou situação de emergência e alerta para a possibilidade de falta de água.

Durante a noite de sexta, o telhado de um galpão caiu com os fortes ventos do temporal. O local recebia um rodeio e, conforme o relato da organização, uma pessoa ficou ferida. Houve também danos materiais em veículos. O evento foi cancelado após o ocorrido.

Nas últimas horas, a cidade registrou um acumulado de 149 milímetros de chuva. Desde o início do mês, a precipitação está em 355 milímetros, enquanto o histórico para novembro é de 124 milímetros.

A Prefeitura e a Defesa Civil colocaram à disposição as 27 vagas da Fundação de Assistência Social para o acolhimento de famílias atingidas pelo temporal.

 

Municípios atingidos

A Defesa Civil estadual informou que recebeu registros de ocorrência em 45 municípios. Segundo o órgão, todos os relatos foram de eventos sem gravidade e sem vítimas.

Correio do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas